domingo, 31 de outubro de 2010

Um breve recado do planeta

By: Léo López
  Constantemente, somos alertados de que os efeitos do famoso fenômeno do aquecimento global estão ocorredo com maior frequencia e intensidade. Para perceber tal fato, basta parar e refletir sobre os acontecimentos naturais que ocorrem em nosso município, diga-se de passagem que o problema aqui é extremamente inferior aos apresentados em outras áreas do planeta, onde ocorrem furacões, tsunamis e outros desastres, porém a tendência é aumentar os problemas em nossa cidade e em outras partes do mundo, já que alguns cientistas afirmam que somos uma espécie de "parasitas" para o planeta e ele inevitavelmente irá reagir contra a "infecção".
   Chuvas acontecem em grande quantidade em certas épocas do ano, causando catástrofes, posso citar como exemplo a destruição da ponte sobre o rio Jacuí, entre a nossa cidade (Restinga Sêca) e o município de Agudo, na região central do estado do Rio Grande do Sul. Muitas vezes não nos preocupamos com o desastroso aquecimento global, entretanto o mesmo pode extinguir a raça humana, com o aumento do nível do mar, secas prolongadas, chuvas excessivas entre muitos outras catástrofes de não pouca negatividade.
   Assim como a maioria, eu também não estou praticando atos significativos para a mudança desses problemas citados acima, porém uma medida que seria de grande ajuda ao planeta, são as sacolas retornáveis, que substituiriam as poluidoras sacolas plásticas e a utilização de energias renováveis, menos poluentes. Vamos pensar em mudar nossas ações?   "Não vai ratiah".
                   

3 comentários:

  1. concordo em partes com o que colocaste ai léo, tenho que dar algumas explicações sobre isso, eu como estudante de geografia sei algumas coisas sobre isso, primeiro se analisarmos o clima dos últimos 30 anos descobriremos que o que está acontecendo, chuvas fortes causando enchentes, aconteceram antigamente, existem fotos que mostram que em 1941 ocorreu uma enchente muito pior que está, lá onde moro, Jacui, alagou toda a comunidade coisa que nunca mais aconteceu, isso prova que antigamente as enchestes aconteciam com mais intensidade, mas para a população a temperatura pode ter subido e os fenômenos climáticos estão acontecendo devido a perda de muitas arvores que antes nos mantinham protegidos do sol forte e hoje muitas já não existem mais porque deram espaço para as plantações. Por isso posso dizer que até pode estar derretendo as calotas polares mas isso não é totalmente culpa nossa, cidadãos, e sim de indústrias que mandam uma quantidade muito grande de poluição para a atmosfera e não fazem nada para diminuir essas emissões. Isso sim que faz mal para o nosso planeta e que as pessoas não enxergam porque estão preocupadas com o desenvolvimento não com as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo conhecedor apto de geografia, sei sim que as grandes indústrias, são causadoras de grande parte da poluição.
    Quanto as chuvas que causam enchentes, andei pesquisando, e as mesmas estão ocorrendo em períodos de tempo relativamente curtos, o que antes acontecia em tempo maior. E a contrução de casas ribeirinhas, faz com que as enchentes mesmo que não execivas afete e consequentemente prejudique com maior intensidade.
    Muito obrigado pelo comentário, e se você quiser escrever um texto para o blog, é você quem sabe.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação Camila.

    ResponderExcluir