quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mudanças sul-africanas?

By: Léo López  
   Há pouco tempo atrás, o mundo assistia à copa do mundo 2010, o futebol estava em auge, o que não era para menos. Entretanto não pensamos ou pelo menos poucos pensaram, que o país sede da copa do mundo passou por imensuráveis conflitos sociais, na maioria deles por decorrência do racismo.
   A África do Sul passou pelo mundialmente conhecido Apartheid, uma política de segregação racial que separava brancos e negros. Esse famoso regime acabou graças a Nelson Mandela e seus seguidores, que lutaram bravamente pela igualdade das etnias.
   Sem dúvida nenhuma, essa copa do mundo apenas realizou-se em solo africano, por causa da superação do povo e lideres sul-africanos. Obviamente este país continua a passar por vários problemas sociais e econômicos, mas nada comparado com o que era no tempo do Apartheid. A educação da África do Sul é precária, bem como a saúde e saneamento básico, porém o mundial de futebol trouxe mais alegria aos habitantes desse glorioso país, pois os turistas aumentaram, assim como os empregos. Será uma revolução na economia do país? Fica a pergunta, e ao mesmo tempo torcemos que sim, e que os bilionários investimentos na infra-estrutura de estádios e cidades não sejam temporários.
   Antes de a copa começar, vários países e consequentemente pessoa e autoridades, duvidaram que a copa intercontinental de futebol pudesse ser realizada na África do Sul, levando a FIFA a cogitar a possibilidade de Alemanha sediar novamente a copa. Todavia a África do Sul mostrou ser capaz, reformando estádios e construindo outros com tecnologia nunca vista em outras copas.
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário