sábado, 9 de outubro de 2010

"Chama o Aurélio"


By: Rovani Cantarelli 
Este texto foi trabalhado em uma aula de Língua Portuguesa, é um texto que nos mostra o quanto é importante escrevermos de maneira clara e culta, evitando uma linguagem muito rebuscada e de dificil entendimento, alguns ja devem conhecer o texto, mas quem não conhece, acho que seria interessante ler, pois ao mesmo tempo que ele nos diverte, podemos aprender um pouco com ele.

                                 Chama o "Aurélio"
    "Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas piadas traduzem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.
    Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada cerca de 20 anos atrás, entre o prefeito de Bom Sucesso (MG) e o então secretário estadual do Interior, Ovídeo de Abreu. Conta o deputado Elias Murad (PSDB-MG) que Abreu sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que Bom Sucesso (MG) sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado expediu rapidamente um telegrama ao prefeito: "Movimento sísmico previsto essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar providências logísticas cabíveis".
   O secretário esperou ansiosamente pela resposta. Quatro dias depois chegava o telegrama do prefeito: "Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade"".
(Folha de São Paulo, Novembro/ 1992)

                                                                                                RC-2010

5 comentários:

  1. esse texto na verdade eh uma pegadinha nao gostamos de portugues

    ResponderExcluir
  2. essa merda deve deser pelo ralo>>>>>>>>> agora temos que fazer uma pora de cronica sobre ele....

    ResponderExcluir
  3. esse texto naum teve grassa1!!!!!!!!!! ki merda

    ResponderExcluir
  4. o mundo seria melhor se n existisse esse sit... sou uma flor

    ResponderExcluir
  5. texto excelente se for bem trabalhado e rico em detalhes

    ResponderExcluir