sábado, 30 de outubro de 2010

Aborto: uma questão multifacetada

By: Rovani Cantarelli - 301
   Esse é um tema muito polêmico e discutido na atualidade, principalmente no cenário político, e que talvez poderá ser tema de redação em alguma universidade, pelo fato de ser um tema universal e de grande repercursão durante as eleições 2010. Criei este texto tentando seguir os critérios de avaliação da UFSM.

                                 Aborto: Uma questão multifacetada
    Na atualidade, o comportamento humano é estabelecido por alguns padrões -político, social, religioso e pessoal-, que, constatemente entram em conflito, principalmente na discução de assuntos polêmicos, como o aborto.
   Durante as últimas eleições, presenciamos uma polêmica, em que uma candidata a presidência foi criticada pela Igreja Católica, por ser favorável à legalização do aborto no Brasil. Pelo fato de nosso país ser um Estado laico, não deve submeter-se às doutrinas religiosas, o aborto deve ser tratado como uma questão política, que envolve a saúde pública e o poder legislativo.
   Ademais, há uma questão pessoal envolvendo a interrupção da gravidez, pois segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem possue direitos naturais, sendo um deles a liberdade ampla. Então cabe a própria mulher decidir sobre a possibilidade de realizar um aborto, visto que a mesma dispõe da liberdade de escolha.
   Enfim, percebe-se que a interrupção da gravidez é uma qestão política de saúde pública que não deve ser interpretada junto à doutrina religiosa e cabe a própria mulher a decisão da possibilidade se realização do ato abortivo.
                                                                                        RC-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário