sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Descaso com o patrimônio público

  By: Rovani Cantarelli
  No presente dia, 22 de Outubro de 2010, durante as aulas de geografia, nós - alunos da turma 301-, realizamos uma saída de campo em ambiente urbano, com a finalidade de observar prédios antigos e históricos de nossa cidade, e adquirir um pouco mais de conhecimento a respeito do passado de Restinga Sêca.
   O primeiro local a ser visitado foi o prédio da antiga prefeitura, conhecido popularmente como "prefeitura velha", e é de grande valor histórico para o munincípio, pois o mesmo ja foi sede da prefeitura, e inclusive já foi usado como hospital. Observando o prédio, percebo o quanto é grande o descaso com o patrimônio público, pois o mesmo encontra-se em péssimo estado de conservação, evidenciando o fato de que não existem uma preocupação em se preservar a história e a identidade do município.
  Acho que, talvez, exista um certo preconceito em preservar e restaurar o patrimônio antigo, pois poderá gerar custos excessivos com manutenção, mas é muito pelo contrário, o custo de manutenção, certamente não se compara ao valor histórico do prédio, que é inestimável. No local poderia ser instalado um museu, restaurando a identidade histórica do município, o que já foi proposto pela sociedade, e que certamente teria apoio financieiro da comunidade e patrocínio de empresas locais, mas falta uma política eficiente para realizar o projeto.
   Diante disso, fica evidente o fato de que o descaso com o patrimônio histórico é relevante em nossa cidade, e que a mesma carece de uma política de proteção e conservação para tombamento dos bens públicos, o que seria interessante para nossa comunidade, principalmente para preservação da história restinguense.
         Ordem e Progresso  // Desordem e Anarquia.                                                                                                                           RC-2010
                                                                                             

4 comentários:

  1. Saudações à todos da 301 e leitores do jornal!
    Quem sabe gurizada a partir da nossa visita hoje na aula de Geografia em conjunto com os trabalhos de vocês e o projeto da Camila consigamos dar uma perspectiva à história da sede de nosso município.
    Tudo começa com um pequeno passo.

    ResponderExcluir
  2. Certamente professor, pena que carecemos de uma boa política de proteção do patrimônio histórico. Poderiamos usufruir de um museu,instalado no local. Também não posso deixar de citar, que o mesmo ocorre com a estação férrea, que é considerado o ponto fundamental para o surgimento da cidade, e a mesma encontra-se em situação lamentável.
    RC-2010

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal gostei muito de sabe que o nosso passeio fez com que vocês pensassem em como os nossos governantes, que são os nossos representantes, estão fazendo pouco caso de um bem que tão importante para a nossa história.
    Penso que deveríamos pressiona-los para que olhassem para nossos patrimônios e cuidassem deles como eles merecem serem cuidados, fazendo deles patrimônios tombados.

    ResponderExcluir
  4. A saída de campo fez nós alunos entender, que o reconhecimento histórico não está sendo dado de forma correta a essas estruturas.

    ResponderExcluir