domingo, 7 de novembro de 2010

O trabalho na construção da dignidade humana - ENEM 2010

 By: Rovani Cantarelli
   Esse foi o tema da redação do ENEM 2010, ao contrário de outras pessoas, não me surpriendi ao ler o tema, pois não é novidade que o ENEM trabalha no tema direitos humanos para a proposta da redação. Nós, candidados e estudantes, tivemos dois textos de apoio para desenvolver o tema - um sobre trabalho escravo contemporâneo e outro sobre o futuro do mercado de trabalho. Era um tema bem acessível, mas penso que não desenvolvi uma boa redação, mas espero ter um resultado satisfatório, segue abaixo a minha redação.


                    O trabalho como forma de construção da dignidade humana
   Vivemos em um mundo dinâmico, sob constantes mudanças nos padrões sociais e econômicos, o trabalho é um excelente exemplo desse dinamismo global, pois está sempre se moldando para atender às necessidades humanas e é uma importante ferramenta para construção da dignidade humana.
   Com o início da Revolução Industrial, o modo de produção artesanal foi substituído pela mecanização, fato que certamente alterou a vida dos trabalhadores, pois com o surgimento da máquina e a consolidação do capitalismo, o desemprego se torna inevitável e simultaneamente ocorre um agravamento das desigualdades sociais, fato que afeta a construção da dignidade humana pelo trabalho, pois não raramente, o trabalhor se torna vítima da exploração, o que é evidenciado através dos casos trabalho escravo ilegal descobertos no interior do Brasil.
   O trabalho escravo deveria ser erradicado, pois segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem possui direitos naturais, sendo um deles a liberdade, porém esse direito é muitas vezes negado com a prática do trabalho escravo, além disso esse é um exemplo da desvalorização do trabalho, que muitas vezes nao recebe sua importância merecida, pois é a força do proletariado que move a máquina capitalista.
   Diante de tal fato, percebe-se que na atualidade o proletariado não está sendo valorizado, pois o mesmo é vítima da exploração e da desigualdade social, espero que essa realidade mude, para que o trabalho tenha seu mérito reconhecido, pois o mesmo é uma importante ferramenta para a construção da dignidade humana.
                                                                                             RC-2010

3 comentários:

  1. Esse cara tá de brincadeira, deve ser o Mister Óbvio.Só não entendo como que esse cara pensou que essa citação ajudaria.É esse o motivo de peso que nos faça convencer de uma coisa tão óbvia?Se Thomas Hobbes ou qualquer outro pensador não tivesse dito então não teríamos direito à liberdade?
    Tomem cuidado com citações galerinha!

    ResponderExcluir
  2. Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

    Take a look at my homepage: noticias primero

    ResponderExcluir
  3. I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether this
    post is written by him as no one else know such detailed about
    my difficulty. You are wonderful! Thanks!

    Here is my web site :: free download of full porn video (http://snowmini.esu1.org/)

    ResponderExcluir