sábado, 6 de novembro de 2010

“O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição.”

        By: Rovani Cantarelli
 
  "O mundo anda tão complicado"
 Como já afirmava o compositor Renato Russo, "o mundo anda tão complicado", frase que contextualiza com a realide atual do nosso planeta. Durante as últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos diversos exemplos da hostilidade humana com o planeta Terra, atitudes que podem encaminhar o mundo à sua propria destruição.
  Com o início da revolução industrial, conformou-se a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema que tem como a indústria sua principal atividade, com a modernização dos meios de produção ocorreu um aumento descontrolado da emissão de poluentes devido ao uso do carvão mineral como principal fonte energética do século XIX, o que aumentou consideravelmente os índices de poluição do planeta. O capitalismo desencadeou um sentimento de ambição no ser humano, que acaba por promover desmatamentos desordenados e a poluição dos recursos hídricos com resíduos industriais, fato que acarretou no surgimento de um grande desequilíbrio ambiental, evidenciado por vários fenômenos, como o aquecimento global, que podem levar o planeta à destruição. 
  Contudo, a destruição do mundo pode ser evitada, principalmente com uma reforma dos componentes da matriz energética mundial, que atualmente é sustentada principalmente com o uso de fontes não renováveis e de alto grau de poluição, como o petróleo e o carvão natural, essas fontes deveriam ser substituidas por energias renováveis e de menores impactos ambientais, como a energia eólica e a fotovoltaica. Outro meio de evitar o fim da humanidade é cessar os desmatamentos e controlar a produção de resíduos tóxicos e poluentes liberado pelas indústrias.
  Diante de tal situação, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio, mas o problema pode ser evitado com a diminuição da emissão de poluentes e o uso de fontes renováveis de energia, assim como a redução dos desmatamentos, acredito na possibilidade de construir um mundo mais saudável e sem o risco de extinção da humanidade.
                                                                                                RC-2010
  

7 comentários:

  1. Its liκe you read my mind! You seеm tο
    know а lot about this, like you wrote the book іn it or sοmеthing.

    Ι think thаt you сan ԁo
    ωith а few ρics to drive thе message home a bit, but inѕteaԁ οf thаt, this is excеllent blog.
    A fantastic reaԁ. I will ԁefinitely be back.

    Stop by my homеρage ... just click the following website

    ResponderExcluir
  2. Quality postѕ іs the secret tο interеst the
    people to pay a visit the web site, thаt's what this site is providing.

    Have a look at my web blog :: http://www.sfgate.com/

    ResponderExcluir
  3. I loved аs much aѕ уou will гeceiѵe carгied out right here.
    The sκetch is attrаctіѵe, your
    authοred material stylish. nonеtheleѕs,
    you command gеt got an nervοusness over
    that yοu wish be ԁelivегing thе folloωing.
    unwell unquestіonablу come fuгther formerly again as exactly the
    samе nearly vеry oftеn inѕidе cаѕе уοu shiеld this hiκe.


    Taκe a look at my ωeb-sіtе ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  4. nn tem nds que pedir essa p@#@#@@#@!

    ResponderExcluir