segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Análise "pós-ENEM"

  By: Rovani Cantarelli-301
  Não é de hoje que percebemos o descaso com a educação brasileira por parte do governo federal, que é evidenciado ao longo da história brasileira, principalme quando se trata do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que novamente apresentou problemas, que já foram citados em postagem anterior, e devido a esses problemas existe um risco iminente de serem realizadas novas provas.
  Após a realização da prova, o que tenho a comentar é que a mesma não foi bem elaborada, pois percebi a falta espaços para a resolução das questões de matemática, o que é de suma importância para realização dos cálculos. Além disso houve um equívoco em uma questão que citava um trecho de um livro do escritor Laurentino Gomes, a questão informa a data de 1810 como ano da abertura dos portos no Brasil, mas segundo o escritor o ano correto é 1808. Esse fato mostra a grande procupação da banca com a revisão e a elaboração das questões.
  Por parte da redação não tenho nada a reclamar, pois a mesma tratava sobre um tema universal, "Trabalho na construção da dignidade humana", acredito que grande parte dos estudantes, assim com eu, não tiveram grandes dificuldades na elaboração do texto dissertativo, pois foram oferecidos alguns textos de apoio que, certamente, ajudaram na construção da dissertação.
   Acredito que a permanência do exame está ameaçada, o Ministério da Educação deveria avaliar a situação do exame, e procurar melhorar para que nos próximos anos não sejam evidenciados problemas envolvendo o ENEM, pois a democratização do acesso ao ensino superior é obrigação do governo, mas analizando a realidade atual, não é o que percebo.
   * O gabarito será divulgado nesta terça-feira (09/11), espero que todos tenham um resultado satisfatório, e desejo boa sorte à todos durante a correção.
                                                                                         RC-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário