domingo, 7 de novembro de 2010

"Mais uma guerra sem razão... "

  By: Rovani Cantarelli.  



"Mais uma guerra sem razão
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente
Que a guerra gera empregos
Aumenta a produção...
Uma guerra sempre avança
A tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Prá que exportar comida?
Se as armas dão mais lucros..."
                                                                                                                                      (Renato Russo)



  O mundo vive hoje em crescente estado de insegurança e incerteza pela multiplicação de focos de tensão e de conflitos localizados, de todos esses, talvez o mais delicado seja entre EUA e Irã. Conflito que teve início devido ao programa nuclear iraniano de enriquecimento de Urânio.
   A firme decisão do governo do Irã de manter seu programa nuclear e levar adiante atividades de enriquecimento de urânio, o que supostamente concederia a capacidade de produção de armas nucleares, foi contestada pelos EUA, o que gerou uma tensão entre esses dois países, e teve intervenção da Organização das Nações Unidas, a ONU, que aplicou sanções ao Irã, na tentativa de interromper o programa nuclear do país.
  Seria uma nova Guerra Fria? Talvez sim, mas com novos protagonistas, acredito que estamos presenciando a uma nova "Paz armada", em que os dois países disputam uma corrida armamentista, massem a ocorrência nenhum confronto armado, mas o risco de guerra aumentou devido aos anúncios do governo iraniano de sobre o êxito no processo de enriquecimento de urânio. O "Império Yanque" tenta inibir o desenvolvimento bélico da nação oposta com o apoio da ONU, mas o Irã se defende afirmando que o programa nuclear é para fins pacíficos.
  Ademais, creio que o governo americano está simplesmente, criando uma cortina de fumaça e explorando a ignorância popular para esconder seu real objetivo, pois o Irã possue uma das maiores reservas de gás e petróleo do mundo, e esses combustíveis são de extrema importância e muito visado pelos americanos, o que já foi claramente evidenciado durante a guerra do Iraque, que foi motivada pelo petróleo. Com grande disponibilidade de combustíveis, o Irã é uma potência futura, que poderá emergir no cenário econômico mundial e se tornar uma potência militar com a criação de armas nucleares, podendo representar uma ameaça ao império e a hegemonia americana.
  Acredito que esse é um confronto motivado pela ganância capitalista dos EUA, que "inventa" guerras para obter domínio sobre o território do Oriente Médio, a fim de conquistar o controle das jazidas de petróleo. Essa é uma disputa por combustível, mas talvez futuramente o objeto em questão seja outro, como a água, que tem grande probabilidade de escasses futura, e o Brasil é o país com maior reserva hidrológica do planeta, representando 12% de toda água doce do mundo, reflita sobre isso, futuramente as disputas poderão cessar no Oriente Médio...
                                                                                                RC-2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário