terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Nós fizemos e sabemos como continuar a fazer''- Dilma Rousseff

por Bruna Leonardi Lima.


Governados Ineditamente por uma MULHER.
Neste Domingo, 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil.
“Esse fato é um avanço democrático do Brasil. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras para que este fato, até hoje inédito, se torne natural”. - Dilma

No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado do segundo turno, a presidente afirmou que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. Afirmou, também, que pretende recorrer sempre que necessário ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. “Baterei muito em sua porta, e tenho certeza de que a encontrarei sempre aberta”. Dilma classificou como um “privilégio” a convivência com Lula e destacou a “inteligência" do presidente.


Em entrevista com a ISTOÉ, em 24 de fevereiro deste ano, a presidente respondeu à algumas perguntas que, agora eleita, se tornam relevantes para a futura avaliação de seu governo. Selecionei algumas:
ISTOÉ: No horizonte de um governo, é possível erradicar a pobreza ?
DILMA: Tem um estudo do Ipea mostrando que até 2016 é possível erradicar a pobreza extrema, a miséria.Mas o empresário Jorge Gerdau costuma dizer que ''meta que se cumpre é meta errada''. Mas não são feitas para cumprir, mas para estabelecer um objetivo, criar uma força. Assim, acredito que o prazo de 2016 é viável, mantido o padrão do governo Lula.Nossa meta pode ser ainda mais ousada. Só não vou dizer qual porque, se passar de dois dias sem cumpri-lá, vão dizer: ''Não cumpriu a meta'', como fazem com o PAC.Atrasar uma obra de engenharia em seis meses é catástrofe no Brasil.
ISTOÉ: Qual a sua posição em relação ao aborto?
DILMA: Eu duvido que alguma mulher defenda e ache o aborto uma maravilha.O aborto é uma agressão ao corpo. Além de ser uma agressão, dói.Imagino que a pessoa saia de lá baqueada
ISTOÉ: A sra. defende uma legislação que descriminalize o aborto?
DILMA: Que obrigue a ter tratamento para as pessoas, para não haver risco de vida.Como nos países desenvolvidos do mundo inteiro. Atendimento público para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto.Numa democracia, a igreja católica tem absoluto direito de externar sua posição e ser contra.
Trajetória de vida.
À trajetória dela se misturam alguns dos episódios marcantes da história recente do Brasil, como a resistência à ditadura, a redemocratização do país e a consolidação de uma ordem política equilibrada entre dois blocos pelo PT e pelo PSDB.
Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. Entrou na política ainda no antigo colegial, na oposição ao regime de exceção instaurado em 1964. Começou na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), movimento que, na sua origem, era uma espécie de coalizão de dissidentes, com quadros do PCB, do PSB e do trabalhismo, além de trotskistas e outros marxistas. Na Polop, ela conheceu o primeiro marido, Cláudio Galeno de Magalhães Linhares. Ao lado dele, mais tarde, optou pela luta armada e se juntou ao Comando de Libertação Nacional (Colina).

Um comentário: