By: Rovani Cantarelli

Esse foi o tema da redação do ENEM 2010, ao contrário de outras pessoas, não me surpriendi ao ler o tema, pois
não é novidade que o ENEM trabalha no tema direitos humanos para a proposta da redação. Nós, candidados e estudantes, tivemos dois textos de apoio para desenvolver o tema - um sobre trabalho escravo contemporâneo e outro sobre o futuro do mercado de trabalho. Era um tema bem acessível, mas penso que não desenvolvi uma boa redação, mas espero ter um resultado satisfatório, segue abaixo a minha redação.
O trabalho como forma de construção da dignidade humana
Vivemos em um mundo dinâmico, sob constantes mudanças nos padrões sociais e econômicos, o trabalho é um excelente exemplo desse dinamismo global, pois está sempre se moldando para atender às necessidades humanas e é uma importante ferramenta para construção da dignidade humana.
Com o início da Revolução Industrial, o modo de produção artesanal foi substituído pela mecanização, fato que certamente alterou a vida dos trabalhadores, pois com o surgimento da máquina e a consolidação do capitalismo, o desemprego se torna inevitável e simultaneamente ocorre um agravamento das desigualdades sociais, fato que afeta a construção da dignidade humana pelo trabalho, pois não raramente, o trabalhor se torna vítima da exploração, o que é evidenciado através dos casos trabalho escravo ilegal descobertos no interior do Brasil.
O trabalho escravo deveria ser erradicado, pois segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem possui direitos naturais, sendo um deles a liberdade, porém esse direito é muitas vezes negado com a prática do trabalho escravo, além disso esse é um exemplo da desvalorização do trabalho, que muitas vezes nao recebe sua importância merecida, pois é a força do proletariado que move a máquina capitalista.
Diante de tal fato, percebe-se que na atualidade o proletariado não está sendo valorizado, pois o mesmo é vítima da exploração e da desigualdade social, espero que essa realidade mude, para que o trabalho tenha seu mérito reconhecido, pois o mesmo é uma importante ferramenta para a construção da dignidade humana.
RC-2010