terça-feira, 30 de novembro de 2010

Piada...

By: Léo López
                                 MANOEL NO BRASIL

O Manoel estava voltando da viagem que fizera ao Brasil.
Chegando no aeroporto, seu amigo Joaquim o esperava.
- E aí­,Manoel, como foi de viagem?
- Muito bom....
- E o que tu mais gostaste no Brasil??
- Ah, das praias, da mulherada! é uma maravilha!!!!
- E do que tu não gostaste???
- Ah, das escadas rolantes...
Tu acreditas que, um dia, eu estava subindo e acabou a energia elétrica....
Eu fiquei lá, parado, em pé, por mais de 2 horas!!!
- Ah, Manoel, mas tu és burro. hein!!!! Por que tu não te sentaste???

                   

sábado, 27 de novembro de 2010

"Rio de Janeiro está bombando"

By: Léo López
   Uma das principais cidades do Brasil, Rio de Janeiro, passa atualmente por turbulência na segurança, onde infratores incendeiam carros e meios de transportes. Noticiários televisivos transmitem esses fatos a todo momeneto, onde apontam as UPPs (unidade de polícia pacificadora) a principal causa dos ataques que estão sendo feitos. No exato momento é provável que seja a causa real, porém não teríamos indeliquentes por toda a parte, caso a educação brasileira fosse de melhor qualidade.
   Muitos ao ver notícias como estas, não refletem sobre o mundo onde estamos, alguns dizem: "isso acontece apenas no Rio" ou "vou desligar a TV, tem só tragédia aparecendo". No momento tal fato não ocorre na cidade onde estamos, mas quem garante que futuramente se continuar a aceleração da criminalidade, o mesmo não aconteca por aqui?
   Certas pessoas de forma humorística e errônea dizem que "o Rio de Janeiro está bombando", explica-se o titulo da postagem como forma de deníncia.


                

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CONVITE DO JUPE

By: Léo López
   A galera do JUPE está convidando-nos para a primeira festa do pastel, o valor da entrada é praticamente simbólico, além disso antes da decorrente festa ocorrerá Missa, portanto NÃO VAI RATIAH!
            

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cigarros voltam a atuar

By: Léo López
   Dias atrás tive uma surpresa negativa, tocos de cigarros foram encontrados novamente em área verde da escola Érico Veríssimo, porém desta vez o local mudou, localizando-se exatamente ao fundo da cantina. Resta saber se o "ambientalismo zero" tem ligação com a mesma pessoa que anteriormente largava os restos de seu vício próximo ao portão secundário desta mesma escola, algo que foi retratado em postagens anteriores deste blog.
   A grama tem dificuldades de crescimento nesta área, por decorrência da decomposição dos produtos químicos do tabaco. Entretanto para que tal fato diminua, é necessário a denúncia e as críticas dos alunos, pois caso isso não ocorrer, continuaremos cada vez mais a ter convivência direta e involuntária com os restos dos vícios alheios.
                        

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Milhares de alunos submetidos ao descaso.

por Bruna Leonardi Lima
Justiça suspende liminar que garantia Enem a quem se sentisse prejudicado - Ontem, 18 de novembro.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, a decisão da juíza federal da 7ª Vara do Ceará que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões-resposta do Enem.O magistrado atendeu ao pedido formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, na Suspensão de Antecipação de Tutela nº 4210-CE. Na decisão, o presidente do TRF5 ressaltou a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a um novo exame, sem o controle objetivo por parte da administração federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade deles.Faria ponderou, ainda, que a alteração do cronograma fixado pelo Ministério da Educação implica atraso na conclusão do Enem 2010, circunstância bastante relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior usarão as notas das provas na seleção de novos alunos.Por fim, o desembargador ressaltou ser 'inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias), à espera da definição das respectivas situações escolares'.

Enem: uma novela brasileira rídicula. Não percam os proximos capitulos!



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GUINESS BOOK

By: Léo López
   Para relembrar as pessoas que não estão lembradas do significado dessa palavra, GUINESS BOOK, digo-lhes que é o livro dos recordes. No entanto alguns recordes são extremamente inúteis, outros seres tentam bater recordes próprios, ou seja, há várias coisas absurdas.
  Conhecido como "Homem Aranha", o australiano Nick Le Souef começou na segunda-feira sua tentativa de viver com cerca de mil aranhas venenosas por três semanas dentro de uma jaula em Melbourne, na Austrália. Le Souef, que tenta quebrar seu próprio recorde no Guinness, poderá descansar por 30 minutos por dia para movimentar as pernas e preparar uma refeição. (Fonte: G1)

                

   " Vamos se respeitar..."   O recorde já é dele e ninguém se interessou por cometer locura semelhante, mesmo assim ele quer bater sua própria marca (um babaca mesmo). Esse homem não tem nada para fazer, pois se tivesse não faria esta babaquisse perigosa. Sem comentários.
 
   Tem mais palhaçadas destas pelo livro. Vamos olhar mais um... "Por recorde, empresário dirige de ré por 1.010 km".


         
  I. Rajagopal, de 56 anos, levou seis dias para completar a façanha. Ele dirigiu a uma velocidade de 3 a 40 km/h durante a quebra do recorde. (Fonte: G1)

  Quem em bom estado de saúde mental vai sair pelas estradas dirigindo de marcha ré? Sem comentários (2)

Sinto pena da "nova geração"

By: Rovani Cantarelli
   Como afirmou Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, “Daqui há alguns anos, os integrantes do Restart  vão olhar para suas fotos e sentir vergonha", acredito que o mesmo acontecerá com os "seguidores" dessa modinha ridícula. Parecem seres alienados, tentando riducularizar e acabar com o verdadeiro rock, transformando-o em modinha com letras repetitivas e sem "conteúdo".
   Na minha geração, escutávamos música de verdade, o som se fazia inconfundível, as bandas faziam som de verdade, o rock tinha letra, muitas vezes de crítica político-social. As bandas não precisavam de modinha para conquistar as pessoas. O verdadeiro rock é eterno, bandas antigas são lembradas até hoje, e muitas mesmo extintas encontram-se até hoje entre as melhores, dúvido o mesmo acontecer com essas bandas coloridas, daqui algum tempo poucos se lembrarão e muitos não irão nem lembrar dessa faze ridícula, a qual passaram.
    Desde a infância aprendi a escutar música de verdade, no meu tempo escutávamos Legião, Nirvana, Guns, AC/DC, Aerosmith, Capital, Scorpions, Engenheiros... Hoje, não raramente, vejo crianças se vestindo de acordo com a "modinha colorida", escutando Junstin Bieber, Restart, Hori,  sem contar que muitos adolescentes também aderem a esse novo estilo...Que essa seja apenas uma fase passageira, senão, a nova juventude está "ferrada".

 "O Verdadeiro rock é PRETO E BRANCO". 
                                                                                                  RC-2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"A ignorância é o mal da nação..."

By: Rovani Cantarelli


"Vamos celebrar
A estupidez humana.
 ...Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto"

              (Renato Russo)



  "O Enem foi um sucesso extraordinário"- Fiquei muito surpreso ao ler a declaração do nosso presidente, Lula, à respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, talvez tenha sido um sucesso mesmo, pois atraiu toda a atenção da mídia e causou grande repercursão nacional e revolta de grande parte dos estudantes brasileiros.
   Milhões de brasileiros dedicaram um ano inteiro de estudo, com o objetivo de ingressar no ensino superior através do exame, para depois terem seus sonhos frustrados, muitos estudantes tiveram gastos com transporte e alimentação para realizar a prova, outros se deslocaram de uma cidade para outra, quem irá arcar com as despesas desses?.
   Não é a primeira vez que acontece escândalos envolvendo o ENEM, é muita incompetência, desleixo com a verba pública, e muita ignorância e arrogância por parte de nosso presidente, ao afirmar que a prova foi "um sucesso extraordinário". Não sei quem ele quer enganar com essa declaração, pois todos sabemos que a prova foi um desastre, o que é uma vergonha para nosso país. Parabéns ao Lula, pelo eficiente programa de educação do seu governo, e a todos que votaram para permanência desses irresponsáveis no poder.
                                                                                                   RC-2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os baianos

Três horas da tarde. Dois baianos encostados numa árvore à beira da estrada.

Passa um carro a grande velocidade e deixa voar uma nota de cem reais,mas o dinheiro vai cair do outro lado da estrada.
Passados cinco minutos, um fala para o outro:
-Rapaz , se o vento muda, axente ganha o dia…
  
   Piadas semelhantes a essa, são facilmente encontradas, já que os baianos são conhecidos no Brasil, preconceituosamente ou não, por serem preguiçosos. Esse estado brasileiro, Bahia, com seu clima tropical e abundância de alimentos nativos, "incentiva" parte dos habitantes a trabalhar apenas por necessidades extremas.
   Curiosamente os brasileiros levam a fama em alguns locais do mundo de serem preguiçosos, por culpa dos baianos? Ou por ser um país com uma natureza que propícia quantidade relativamente grande de alimentos, água e outros produtos para subsitência humana?


Procurando na internet, olha o que encontrei...

                          

"...ninguem respeita a constituição".

By: Rovani Cantarelli -301
"Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...
...Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação"
  (Renato Russo)

 
   O compositor estava certo ao citar a frase -"ninguem respeita a constituição" -, realidade muito criticada pelo compositor Reanato Russo, conhecido por fazer críticas socio-políticas em suas composições.  
   A liberdade de expressão está garantida pelo texto constitucional brasileiro, juntamente com a proibição da sensura, é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Direito questionado pelo MEC, que publicou a seguinte frase em sua conta oficial do Twiiter, "Alunos q já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs  nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los". Além da frase ser um "atentado à lingua portuguesa", me parece ser um modo de sensura, à medida que tenta inibir o cidadão de expressar seus pensamentos por meio das redes sociais, o se caracteriza por um atentado a constituição, pois a mesma garante o direito à liberdade de expressão.
  O MEC é um orgão público do Governo Federal, o que fica evidente que o próprio governo não respeita a constituição, então porque nós, cidadãos, deveríamos respeitá-la?  Para que serve o texto constituicional se o mesmo é ignorado?...
   Através dos fatos que se sucederam, durante os últimos dias, percebi a grande preocupação do MEC com a ética e com a educação brasileira.
           "Que país é esse?" ...
                                                                                              RC-2010
                                                                    
 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Análise "pós-ENEM"

  By: Rovani Cantarelli-301
  Não é de hoje que percebemos o descaso com a educação brasileira por parte do governo federal, que é evidenciado ao longo da história brasileira, principalme quando se trata do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que novamente apresentou problemas, que já foram citados em postagem anterior, e devido a esses problemas existe um risco iminente de serem realizadas novas provas.
  Após a realização da prova, o que tenho a comentar é que a mesma não foi bem elaborada, pois percebi a falta espaços para a resolução das questões de matemática, o que é de suma importância para realização dos cálculos. Além disso houve um equívoco em uma questão que citava um trecho de um livro do escritor Laurentino Gomes, a questão informa a data de 1810 como ano da abertura dos portos no Brasil, mas segundo o escritor o ano correto é 1808. Esse fato mostra a grande procupação da banca com a revisão e a elaboração das questões.
  Por parte da redação não tenho nada a reclamar, pois a mesma tratava sobre um tema universal, "Trabalho na construção da dignidade humana", acredito que grande parte dos estudantes, assim com eu, não tiveram grandes dificuldades na elaboração do texto dissertativo, pois foram oferecidos alguns textos de apoio que, certamente, ajudaram na construção da dissertação.
   Acredito que a permanência do exame está ameaçada, o Ministério da Educação deveria avaliar a situação do exame, e procurar melhorar para que nos próximos anos não sejam evidenciados problemas envolvendo o ENEM, pois a democratização do acesso ao ensino superior é obrigação do governo, mas analizando a realidade atual, não é o que percebo.
   * O gabarito será divulgado nesta terça-feira (09/11), espero que todos tenham um resultado satisfatório, e desejo boa sorte à todos durante a correção.
                                                                                         RC-2010

domingo, 7 de novembro de 2010

Pérolas do ENEM antecipadas?

By: Rovani Cantarelli
  Nós, estudantes, já estamos acostumados com os problemas do ENEM, e como de costume, neste ano não foi diferente, foram apontados diversos erros, um deles envolvendo o cartão resposta, no mesmo foi verificado um erro de impressão no cabeçalho dos gabaritos das provas, mas o ministério afirmou que a numeração estava correta e deveria ser seguida a ordem numérica das questões.
  Outros problemas foram encontrados na "prova amarela", o que acarretou na reclamação de alguns estudantes, visto que a mesma apresentava outros problemas além do erro na impressão na folha de respostas, que o Ministério da Educação já admitiu. Segundo alguns estudantes haviam questões diferentes com a mesma numeração, além de questões iguais, com numeração diferente. Segundo o Inep, foi passada a orientação para a substituição dos cadernos amarelos em casos de erro de impressão, mas em muitos casos o problema foi detectado tardiamente o que inviabilzou a possibilidade de troca de prova.
     Segundo o MEC não está descartada a possibilidade de realização de novas provas, espero que o mesmo não se confirme, pois a prova é muito longa e desgastante, e certamente poucos gostariam de realizá-la novamente, porém admito que as pessoas que receberam os cadernos com erros de impressão, ficariam prejudicadas. E mais uma vez o estudante brasileiro foi vítima do descaso com a educação por parte do governo, o que também foi evidenciado ano passado, em que a data da prova foi adiada devido à denúncias de venda de supostos gabaritos.
               Pátria amada Brasil...
                                                                                              RC-2010

"Mais uma guerra sem razão... "

  By: Rovani Cantarelli.  



"Mais uma guerra sem razão
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente
Que a guerra gera empregos
Aumenta a produção...
Uma guerra sempre avança
A tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Prá que exportar comida?
Se as armas dão mais lucros..."
                                                                                                                                      (Renato Russo)



  O mundo vive hoje em crescente estado de insegurança e incerteza pela multiplicação de focos de tensão e de conflitos localizados, de todos esses, talvez o mais delicado seja entre EUA e Irã. Conflito que teve início devido ao programa nuclear iraniano de enriquecimento de Urânio.
   A firme decisão do governo do Irã de manter seu programa nuclear e levar adiante atividades de enriquecimento de urânio, o que supostamente concederia a capacidade de produção de armas nucleares, foi contestada pelos EUA, o que gerou uma tensão entre esses dois países, e teve intervenção da Organização das Nações Unidas, a ONU, que aplicou sanções ao Irã, na tentativa de interromper o programa nuclear do país.
  Seria uma nova Guerra Fria? Talvez sim, mas com novos protagonistas, acredito que estamos presenciando a uma nova "Paz armada", em que os dois países disputam uma corrida armamentista, massem a ocorrência nenhum confronto armado, mas o risco de guerra aumentou devido aos anúncios do governo iraniano de sobre o êxito no processo de enriquecimento de urânio. O "Império Yanque" tenta inibir o desenvolvimento bélico da nação oposta com o apoio da ONU, mas o Irã se defende afirmando que o programa nuclear é para fins pacíficos.
  Ademais, creio que o governo americano está simplesmente, criando uma cortina de fumaça e explorando a ignorância popular para esconder seu real objetivo, pois o Irã possue uma das maiores reservas de gás e petróleo do mundo, e esses combustíveis são de extrema importância e muito visado pelos americanos, o que já foi claramente evidenciado durante a guerra do Iraque, que foi motivada pelo petróleo. Com grande disponibilidade de combustíveis, o Irã é uma potência futura, que poderá emergir no cenário econômico mundial e se tornar uma potência militar com a criação de armas nucleares, podendo representar uma ameaça ao império e a hegemonia americana.
  Acredito que esse é um confronto motivado pela ganância capitalista dos EUA, que "inventa" guerras para obter domínio sobre o território do Oriente Médio, a fim de conquistar o controle das jazidas de petróleo. Essa é uma disputa por combustível, mas talvez futuramente o objeto em questão seja outro, como a água, que tem grande probabilidade de escasses futura, e o Brasil é o país com maior reserva hidrológica do planeta, representando 12% de toda água doce do mundo, reflita sobre isso, futuramente as disputas poderão cessar no Oriente Médio...
                                                                                                RC-2010


O trabalho na construção da dignidade humana - ENEM 2010

 By: Rovani Cantarelli
   Esse foi o tema da redação do ENEM 2010, ao contrário de outras pessoas, não me surpriendi ao ler o tema, pois não é novidade que o ENEM trabalha no tema direitos humanos para a proposta da redação. Nós, candidados e estudantes, tivemos dois textos de apoio para desenvolver o tema - um sobre trabalho escravo contemporâneo e outro sobre o futuro do mercado de trabalho. Era um tema bem acessível, mas penso que não desenvolvi uma boa redação, mas espero ter um resultado satisfatório, segue abaixo a minha redação.


                    O trabalho como forma de construção da dignidade humana
   Vivemos em um mundo dinâmico, sob constantes mudanças nos padrões sociais e econômicos, o trabalho é um excelente exemplo desse dinamismo global, pois está sempre se moldando para atender às necessidades humanas e é uma importante ferramenta para construção da dignidade humana.
   Com o início da Revolução Industrial, o modo de produção artesanal foi substituído pela mecanização, fato que certamente alterou a vida dos trabalhadores, pois com o surgimento da máquina e a consolidação do capitalismo, o desemprego se torna inevitável e simultaneamente ocorre um agravamento das desigualdades sociais, fato que afeta a construção da dignidade humana pelo trabalho, pois não raramente, o trabalhor se torna vítima da exploração, o que é evidenciado através dos casos trabalho escravo ilegal descobertos no interior do Brasil.
   O trabalho escravo deveria ser erradicado, pois segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem possui direitos naturais, sendo um deles a liberdade, porém esse direito é muitas vezes negado com a prática do trabalho escravo, além disso esse é um exemplo da desvalorização do trabalho, que muitas vezes nao recebe sua importância merecida, pois é a força do proletariado que move a máquina capitalista.
   Diante de tal fato, percebe-se que na atualidade o proletariado não está sendo valorizado, pois o mesmo é vítima da exploração e da desigualdade social, espero que essa realidade mude, para que o trabalho tenha seu mérito reconhecido, pois o mesmo é uma importante ferramenta para a construção da dignidade humana.
                                                                                             RC-2010

sábado, 6 de novembro de 2010

“O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição.”

        By: Rovani Cantarelli
 
  "O mundo anda tão complicado"
 Como já afirmava o compositor Renato Russo, "o mundo anda tão complicado", frase que contextualiza com a realide atual do nosso planeta. Durante as últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos diversos exemplos da hostilidade humana com o planeta Terra, atitudes que podem encaminhar o mundo à sua propria destruição.
  Com o início da revolução industrial, conformou-se a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema que tem como a indústria sua principal atividade, com a modernização dos meios de produção ocorreu um aumento descontrolado da emissão de poluentes devido ao uso do carvão mineral como principal fonte energética do século XIX, o que aumentou consideravelmente os índices de poluição do planeta. O capitalismo desencadeou um sentimento de ambição no ser humano, que acaba por promover desmatamentos desordenados e a poluição dos recursos hídricos com resíduos industriais, fato que acarretou no surgimento de um grande desequilíbrio ambiental, evidenciado por vários fenômenos, como o aquecimento global, que podem levar o planeta à destruição. 
  Contudo, a destruição do mundo pode ser evitada, principalmente com uma reforma dos componentes da matriz energética mundial, que atualmente é sustentada principalmente com o uso de fontes não renováveis e de alto grau de poluição, como o petróleo e o carvão natural, essas fontes deveriam ser substituidas por energias renováveis e de menores impactos ambientais, como a energia eólica e a fotovoltaica. Outro meio de evitar o fim da humanidade é cessar os desmatamentos e controlar a produção de resíduos tóxicos e poluentes liberado pelas indústrias.
  Diante de tal situação, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio, mas o problema pode ser evitado com a diminuição da emissão de poluentes e o uso de fontes renováveis de energia, assim como a redução dos desmatamentos, acredito na possibilidade de construir um mundo mais saudável e sem o risco de extinção da humanidade.
                                                                                                RC-2010
  

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Computadores escolares

By: Léo López
   Estudantes da Érico Veríssimo, devem ter percebidos que dos vários computadores da escola, poucos podem ser usados. Essa calamidade tem decorrência do mal uso dos mesmos, ou seja, alunos usam os computadores de forma irregular e prejudicial a durabilidade deles.
   Quem já usou esses computadores para acessar redes sociais como o orkut e msn? Provavelmente a maioria de nós (alunos) já utilizou desse "recurso". Mesmo erroneamente acessando, esses sites não prejudicam o computador. Mas há quem usa tal aparelho eletrônico, com o intuito de acessar sites pornográficos ou semelhantes, onde o risco de vírus é elevado. Outros ainda desligam os microcomputadores de forma errada, o que pode dar sequência a um problema no sistema.
   No caso de querermos usar os computadores da escola com segurança e rapidez, devemos criticar os vândalos que provocam os fatos citados acima.
   

                   

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Solucionador de problemas

By: Rovani Cantarelli -301

"Tudo na vida tem seu lado bom"

By: Léo López
   Dias atrás refleti sobre meus atos e algumas coisas que acontecem comigo. E relembrando meu passado percebi que mesmo quando ocorre fatos aparentemente negativos, quase sempre há o lado bom.
   Deve ser por esse motivo que tento viver sempre com felicidade, e mesmo quando tenho problemas, faço brincadeiras, dou risada e mais uma porção de coisas que acho legal, tudo isso para deixar de lado o problema que está me afetando. Também sempre faço brincadeira sobre o lado bom do meu problema, isso ajuda-me pelo menos a amenizar o que esta se passando.
   Vale lembrar que existem acontecimentos negativos na vida, que não tem seu lado positivo, como exemplo, perder alguém que gostavamos, por tal fato preferi colocar entre aspas o enunciado da postagem.
   Um exemplo clássico de ver o lado bom é, quando alguém bate o carro,ou seja, a pessoa foi prejudicada, porém vai arrumar seu carro em algum lugar, a mecânica onde será consertado ele pode ser de uma pessoa humilde, portanto quem foi prejudicado com a batida, vai ajudar o mecânico a ter uma vida melhor.
   Além de fatos isolados em nossas vidas, devemos lebrar que ninguem é perfeito, e porisso muitos de nós temos algumas dificuldades, problemas de visão, defeitos estéticos e problemas mais sérios. Concerteza tais fatos citados acima não são bons, porém devemos não nos deter por fatos ruins, ao contrário, devemos enfrentar eles.
   Deixo-lhes uma imagem onde mostra o lado positivo em ter o daltônismo, que é um PROBLEMA!
                  

"Nós fizemos e sabemos como continuar a fazer''- Dilma Rousseff

por Bruna Leonardi Lima.


Governados Ineditamente por uma MULHER.
Neste Domingo, 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil.
“Esse fato é um avanço democrático do Brasil. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras para que este fato, até hoje inédito, se torne natural”. - Dilma

No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado do segundo turno, a presidente afirmou que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. Afirmou, também, que pretende recorrer sempre que necessário ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. “Baterei muito em sua porta, e tenho certeza de que a encontrarei sempre aberta”. Dilma classificou como um “privilégio” a convivência com Lula e destacou a “inteligência" do presidente.


Em entrevista com a ISTOÉ, em 24 de fevereiro deste ano, a presidente respondeu à algumas perguntas que, agora eleita, se tornam relevantes para a futura avaliação de seu governo. Selecionei algumas:
ISTOÉ: No horizonte de um governo, é possível erradicar a pobreza ?
DILMA: Tem um estudo do Ipea mostrando que até 2016 é possível erradicar a pobreza extrema, a miséria.Mas o empresário Jorge Gerdau costuma dizer que ''meta que se cumpre é meta errada''. Mas não são feitas para cumprir, mas para estabelecer um objetivo, criar uma força. Assim, acredito que o prazo de 2016 é viável, mantido o padrão do governo Lula.Nossa meta pode ser ainda mais ousada. Só não vou dizer qual porque, se passar de dois dias sem cumpri-lá, vão dizer: ''Não cumpriu a meta'', como fazem com o PAC.Atrasar uma obra de engenharia em seis meses é catástrofe no Brasil.
ISTOÉ: Qual a sua posição em relação ao aborto?
DILMA: Eu duvido que alguma mulher defenda e ache o aborto uma maravilha.O aborto é uma agressão ao corpo. Além de ser uma agressão, dói.Imagino que a pessoa saia de lá baqueada
ISTOÉ: A sra. defende uma legislação que descriminalize o aborto?
DILMA: Que obrigue a ter tratamento para as pessoas, para não haver risco de vida.Como nos países desenvolvidos do mundo inteiro. Atendimento público para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto.Numa democracia, a igreja católica tem absoluto direito de externar sua posição e ser contra.
Trajetória de vida.
À trajetória dela se misturam alguns dos episódios marcantes da história recente do Brasil, como a resistência à ditadura, a redemocratização do país e a consolidação de uma ordem política equilibrada entre dois blocos pelo PT e pelo PSDB.
Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. Entrou na política ainda no antigo colegial, na oposição ao regime de exceção instaurado em 1964. Começou na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), movimento que, na sua origem, era uma espécie de coalizão de dissidentes, com quadros do PCB, do PSB e do trabalhismo, além de trotskistas e outros marxistas. Na Polop, ela conheceu o primeiro marido, Cláudio Galeno de Magalhães Linhares. Ao lado dele, mais tarde, optou pela luta armada e se juntou ao Comando de Libertação Nacional (Colina).

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

By: Léo López
   É público e notório que quanto mais o Google mexe no Orkut, pior fica. O Orkut em outras partes no mundo, segundo algumas pesquisas, é irrelevante, ao contrário do nosso país, já que ele tem milhões de acessos diários. O crescimento do Twitter e Facebook aqui no Brasil, agravou a decadência do Orkut e o desespero de seus funcionários.
   Quando você perde espaço no único país de domínio só seu, o que você faz? Os "caras" do Orkut acharam melhor virar um dos concorrentes, então adaptaram a rede decadente (Orkut) e não se sabe em qual das redes sociais eles quiseram se inspirar: Twitter ou Facebook. Ficou uma cópia terrível dos dois e nesse jogo de mudança má sucedida, quem sai perdendo somos nós, os usuários!
   Já me perguntaram o seguinte: "Se tu não gosta do Orkut, porque não deleta a conta?". Obviamente pelo simples fato de ter muitos amigos que se encontram no mesmo, e não acessam outras redes. Se eles não estivessem no Orkut ou não existisse lembrete de aniversários, eu já teria pulado fora na primeira mudança.
   Essas mudanças, implicam na demora ao carregar as páginas, vários erros do servidor e muitos outros problemas já diagnosticados pela maioria das pessoas. Vale lembrar que é possível utilizar o "antigo" Orkut, porém o mesmo, deve passar por atualizações, mas não tão drásticas quanto o que apresenta o novo Orkut.