domingo, 31 de outubro de 2010

Arma mortal

By: Rovani Cantarelli

Um breve recado do planeta

By: Léo López
  Constantemente, somos alertados de que os efeitos do famoso fenômeno do aquecimento global estão ocorredo com maior frequencia e intensidade. Para perceber tal fato, basta parar e refletir sobre os acontecimentos naturais que ocorrem em nosso município, diga-se de passagem que o problema aqui é extremamente inferior aos apresentados em outras áreas do planeta, onde ocorrem furacões, tsunamis e outros desastres, porém a tendência é aumentar os problemas em nossa cidade e em outras partes do mundo, já que alguns cientistas afirmam que somos uma espécie de "parasitas" para o planeta e ele inevitavelmente irá reagir contra a "infecção".
   Chuvas acontecem em grande quantidade em certas épocas do ano, causando catástrofes, posso citar como exemplo a destruição da ponte sobre o rio Jacuí, entre a nossa cidade (Restinga Sêca) e o município de Agudo, na região central do estado do Rio Grande do Sul. Muitas vezes não nos preocupamos com o desastroso aquecimento global, entretanto o mesmo pode extinguir a raça humana, com o aumento do nível do mar, secas prolongadas, chuvas excessivas entre muitos outras catástrofes de não pouca negatividade.
   Assim como a maioria, eu também não estou praticando atos significativos para a mudança desses problemas citados acima, porém uma medida que seria de grande ajuda ao planeta, são as sacolas retornáveis, que substituiriam as poluidoras sacolas plásticas e a utilização de energias renováveis, menos poluentes. Vamos pensar em mudar nossas ações?   "Não vai ratiah".
                   

sábado, 30 de outubro de 2010

Aborto: uma questão multifacetada

By: Rovani Cantarelli - 301
   Esse é um tema muito polêmico e discutido na atualidade, principalmente no cenário político, e que talvez poderá ser tema de redação em alguma universidade, pelo fato de ser um tema universal e de grande repercursão durante as eleições 2010. Criei este texto tentando seguir os critérios de avaliação da UFSM.

                                 Aborto: Uma questão multifacetada
    Na atualidade, o comportamento humano é estabelecido por alguns padrões -político, social, religioso e pessoal-, que, constatemente entram em conflito, principalmente na discução de assuntos polêmicos, como o aborto.
   Durante as últimas eleições, presenciamos uma polêmica, em que uma candidata a presidência foi criticada pela Igreja Católica, por ser favorável à legalização do aborto no Brasil. Pelo fato de nosso país ser um Estado laico, não deve submeter-se às doutrinas religiosas, o aborto deve ser tratado como uma questão política, que envolve a saúde pública e o poder legislativo.
   Ademais, há uma questão pessoal envolvendo a interrupção da gravidez, pois segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem possue direitos naturais, sendo um deles a liberdade ampla. Então cabe a própria mulher decidir sobre a possibilidade de realizar um aborto, visto que a mesma dispõe da liberdade de escolha.
   Enfim, percebe-se que a interrupção da gravidez é uma qestão política de saúde pública que não deve ser interpretada junto à doutrina religiosa e cabe a própria mulher a decisão da possibilidade se realização do ato abortivo.
                                                                                        RC-2010

O mundo acabará em 2012?

                                    
By: Léo Lopéz  
   Grande parte das pessoas, já sabem que os Maias preveram que em 21 de dezembro de 2012, o mundo não existirá mais, ou seja, "o fim está próximo" segundo eles. Indivíduos que estudam a respeito desse assunto alertam que neste ano, acontecerão fatos extremamentes negativos para a raça humana, como a colisão de um grande meteoro com o nosso planeta, além disso o efeito estufa pode estar interligado ao suposto fim do mundo.
   Mas existe uma pergunta que não quer calar: - será verdade que o mundo acabará em 2012?  Obvio que praticamente todos nós torcemos para que isso não aconteça, porém há os fiéis dessa teoria que afirmam com certeza de que esses fatos irão ocorrer.
   Apenas saberemos a verdade, quando estivermos próximo desta data!
   A profecia Maia já tomou uma grande proporção na internet pelo mundo todo, com milhões de adeptos acreditando firmemente que o mundo vai acabar naquele ano. Esta profecia está vendendo muitos livros, rendendo muitas palestras, documentários e DVDs pelo globo. Há uma infinidade de teorias diferentes.
   Há quem ironiza tal profecia, publicando imagens como a que segue abaixo:
            

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saída de campo na disciplina de Geografia - Resultado parcial

By: Rovani Cantarelli- 301
   Como ja foi postado anteriormente, no dia 22 de Outubro foi realizada uma saída de campo para observação de construções antigas e de valor histórico de nossa cidade, Restinga Sêca, como o prédio da antiga prefeitura e a estação férrea, ambos de suma importância cultural para o município.
   Indignados com o lamentável estado de conservação do patrimônico histórico, alunos desenvolvem um certo tipo de protesto atravez de frases. Um projeto desenvolvido sob coordenação da Camila e do professor Lucas Luiz, da disciplina de Geografia, que tem como objetivo compreender a urbanização, assim como a política de tombamento de prédios antigos.
  Espero que alguma autoridade tome conhecimento do fato, e seja criado uma política eficiente para recuperar e manter a identidade de nossa cidade, pois percebe-se que a mesma está sendo esquecida e pouco valorizada.
                                                                                                          RC-2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os países mais e menos corruptos

                   
By: Léo López 
   A ONG Transparência Internacional divulgou o ranking 2010 dos países mais e menos corruptos do mundo. O índice é composto por 180 países e mostra a percepção do grau de corrupção por empresários e analistas e vai de zero - que é considerado o máximo da corrupção - a 10 - nota máxima da transparência. Seguem os dez mais e os dez menos:
Mais Corruptos:

1º. Somália 1.1
2º. Mianmar 1.4
3º. Afeganistão 1.4
4º. Iraque 1.5
5º. Uzbequistão 1.6
6º. Turcomenistão 1.6
7º. Sudão 1.6
8º. Chade 1.7
9º. Burundi 1.8
10º. Guiné Equatorial 1.9

Menos Corruptos:

1º. Dinamarca: 9.3
2º. Nova Zelândia: 9.3
3º. Cingapura: 9.3
4º. Finlândia: 9.2
5º. Suécia: 9.2
6º. Canadá: 8.9
7º. Holanda: 8.8
8º. Austrália: 8.7
9º. Suíça: 8.7
10º. Noruega: 8.6
69º. Brasil: 3.7

   Como pode-se perceber o Brasil ficou em uma posição não muito favorável, além disso digo-lhes que alguns de nossos vizinhos, Argentina e Chile por exemplo, ocuparam posições melhores do que a "corrupção brasileira". Fica a pergunta, quando será que este problema extremamente negativo para o crescimento brasileiro vai acabar? Esperamos que os desonestos mudem, assim seríamos menos sub-desenvolvidos!
Para ver a lista completa acesse:
http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi/2010/results

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ranking das torcidas brasileiras

By: Léo López
   A maior torcida é a do Flamengo, com 17,2% da preferência na pesquisa, o que representa uma torcida de 33,2 milhões de pessoas. Em segundo lugar fica o Corinthians, de São Paulo, com 13,4% das preferências, seguido pelo São Paulo (8,7%), Palmeiras (6,0%) e Vasco (4,1%).

   Então vem o Grêmio, primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo na preferência nacional dos torcedores, com 4,0% dos pesquisados, o que representa um contingente de 7,7 milhões de torcedores no país.
   Na seqüência da pesquisa, o Cruzeiro, de Minas Gerais, aparece com 6,8 milhões de torcedores. A torcida santista entra em oitavo lugar, com 5,2 milhões, e o Atlético, de Minas Gerais, é o nono colocado, com cinco milhões de torcedores. O Internacional aparece em décimo lugar, com 2,5% da preferência, o que representa 4,8 milhões de torcedores.
   A pesquisa ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.
   TEXTO TIRADO DE  http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-estado/2010/08/11/ibope-revela-gremio-em-6%C2%BA-no-ranking-das-torcidas-e-inter-em-10%C2%BA/


1                            

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma história para ser refletida

   Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!
   Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
   Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
   O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.
   O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo.
   Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses. Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso? Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum.
   Por isso, lembre-se: Tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito.

sábado, 23 de outubro de 2010

Eleições 2010

By: Léo López
   Sabemos que no dia 31 de outubro haverá o segundo turno das eleições para presidente, devemos votar em quem propõem mudanças benéficas à educação. Tenho minha própria teoria sobre política, onde o candidato que prioriza a educação, deveria ser o eleito. Afirmo isto, pois como estudante percebo que as pessoas que frequentam a escola tem menor chance de cair no mundo das drogas ou da violência.
   Se a escola fosse um lugar de maior atração, onde o esporte fosse de grande atuação, provavelmente os índices de violência cairiam, pois jovens adotariam o esporte e não a violência.
   Peço aos votantes que pensem nas frases escritas acima, e simultaneamente estarão ajudando o Brasil a ficar menos violento.
      

As 30 maiores mentiras do mundo

1) ADVOGADO: - Esse processo é rápido.
2) PARAGUAIO: - Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
3) ANFITRIÃO: - Já vai? Ainda é cedo!
4) ANIVERSARIANTE: - Presente? Sua presença é mais importante.
5) BÊBADO: - Sei perfeitamente o que estou dizendo.
6) CASAL SEM FILHOS: - Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
7) CORRETOR DE IMÓVEIS: - Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.
8) DELEGADO: - Tomaremos providências.
9) DENTISTA: - Não vai doer nada.
10) DESILUDIDA: - Não quero mais saber de homem.
11) DEVEDOR: - Amanhã, sem falta!
12) ENCANADOR: - É muita pressão que vem da rua..
13) FILHA DE 17 ANOS: - Dormi na casa de uma colega..
14) FILHO DE 18 ANOS: - Antes das 11 estarei de volta.
15) GERENTE DE BANCO: - Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.
16) INIMIGO DO MORTO: - Era um bom sujeito.
17) JOGADOR DE FUTEBOL: - Vamos continuar trabalhando e forte.
1 8) LADRÃO: - Isso aqui foi um homem que me deu.
19) MECÂNICO: - É o carburador.
20) MUAMBEIRO: - Tem garantia de fábrica.
21) NAMORADA: - Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei…
22) NAMORADO: - Você foi a única mulher que eu realmente amei.
23) NOIVO: - Casaremos o mais breve possível!
24) ORADOR: - Apenas duas palavras…
25) POBRE: - Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo..
26) RECÉM-CASADO: - Até que a morte nos separe.
27) SAPATEIRO: - Depois alarga no pé.
2 8) SOGRA: - Em briga de marido e mulher não me meto.
29) VAGABUNDO: - Há 3 anos que procuro trabalho mas não encontro.
30) EU: - Não vou mentir mais.

ENEM 2010

By: Rovani Cantarelli 

  Caros estudantes, venho informar-lhes de que o ENEM 2010 está chegando e com isso, as Universidades Federais vão definindo como e se irão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Para nós, da região de Santa Maria, a nota do ENEM representará 20% da nota do vestibulando, que será complementada com o vestibular.
  Vale ressaltar que neste ano tivemos um número recorde de inscritos, que segundo o MEC, são 4.611.441 inscritos, o que demonstra um crescimento do exame nos últimos anos.
   O cartão de confirmação do exame, já está sendo entregue para os estudantes, o mesmo inclui, o endereço do local onde o candidato fará a prova, e outras instruções, que são de fundamental importancia conhece-las. 
  Um abraço a todos, e boa sorte para nós, estudantes e vestibulandos, que possamos fazer a prova tranquilo e, certamente, ter um bom desempenho na mesma.
                                                                                       RC-2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

GRENAL!

By: Léo López
   Certamente, as pessoas que acompanham o futebol brasileiro, sabem que no próximo domingo, dia 24 de outubro, ocorrerá o maior clássico do Brasil, o GRENAL. Esse famoso jogo, é extremamente conhecido, pois os dois times que disputam-o, mantêm rivalidades extremas há muito tempo, tanto que nessa partida costuma-se dizer que "tudo pode acontecer", ou seja, de maneira alguma pode-se prever o vencedor, Grêmio ou Internacional.
   Os apaixonados por este famoso clássico, geralmente esperam uma partida disputada, onde favoritismo não é palavra que combina com GRENAL. Independentemente no vencedor, o que realmente deve importar é que seja um belo jogo de futebol, e que o mesmo não gere nenhum tipo de violência.
                                  

Descaso com o patrimônio público

  By: Rovani Cantarelli
  No presente dia, 22 de Outubro de 2010, durante as aulas de geografia, nós - alunos da turma 301-, realizamos uma saída de campo em ambiente urbano, com a finalidade de observar prédios antigos e históricos de nossa cidade, e adquirir um pouco mais de conhecimento a respeito do passado de Restinga Sêca.
   O primeiro local a ser visitado foi o prédio da antiga prefeitura, conhecido popularmente como "prefeitura velha", e é de grande valor histórico para o munincípio, pois o mesmo ja foi sede da prefeitura, e inclusive já foi usado como hospital. Observando o prédio, percebo o quanto é grande o descaso com o patrimônio público, pois o mesmo encontra-se em péssimo estado de conservação, evidenciando o fato de que não existem uma preocupação em se preservar a história e a identidade do município.
  Acho que, talvez, exista um certo preconceito em preservar e restaurar o patrimônio antigo, pois poderá gerar custos excessivos com manutenção, mas é muito pelo contrário, o custo de manutenção, certamente não se compara ao valor histórico do prédio, que é inestimável. No local poderia ser instalado um museu, restaurando a identidade histórica do município, o que já foi proposto pela sociedade, e que certamente teria apoio financieiro da comunidade e patrocínio de empresas locais, mas falta uma política eficiente para realizar o projeto.
   Diante disso, fica evidente o fato de que o descaso com o patrimônio histórico é relevante em nossa cidade, e que a mesma carece de uma política de proteção e conservação para tombamento dos bens públicos, o que seria interessante para nossa comunidade, principalmente para preservação da história restinguense.
         Ordem e Progresso  // Desordem e Anarquia.                                                                                                                           RC-2010
                                                                                             

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Foto oficial da viagem/POA

By: Rovani Cantarelli
   Foto oficial da excursão para Porto Alegre, com um certo tom de humor, é claro... Edição por Henrique Venturini.   Clique na mesma para ampliá-la

                                  RC-2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mudanças sul-africanas?

By: Léo López  
   Há pouco tempo atrás, o mundo assistia à copa do mundo 2010, o futebol estava em auge, o que não era para menos. Entretanto não pensamos ou pelo menos poucos pensaram, que o país sede da copa do mundo passou por imensuráveis conflitos sociais, na maioria deles por decorrência do racismo.
   A África do Sul passou pelo mundialmente conhecido Apartheid, uma política de segregação racial que separava brancos e negros. Esse famoso regime acabou graças a Nelson Mandela e seus seguidores, que lutaram bravamente pela igualdade das etnias.
   Sem dúvida nenhuma, essa copa do mundo apenas realizou-se em solo africano, por causa da superação do povo e lideres sul-africanos. Obviamente este país continua a passar por vários problemas sociais e econômicos, mas nada comparado com o que era no tempo do Apartheid. A educação da África do Sul é precária, bem como a saúde e saneamento básico, porém o mundial de futebol trouxe mais alegria aos habitantes desse glorioso país, pois os turistas aumentaram, assim como os empregos. Será uma revolução na economia do país? Fica a pergunta, e ao mesmo tempo torcemos que sim, e que os bilionários investimentos na infra-estrutura de estádios e cidades não sejam temporários.
   Antes de a copa começar, vários países e consequentemente pessoa e autoridades, duvidaram que a copa intercontinental de futebol pudesse ser realizada na África do Sul, levando a FIFA a cogitar a possibilidade de Alemanha sediar novamente a copa. Todavia a África do Sul mostrou ser capaz, reformando estádios e construindo outros com tecnologia nunca vista em outras copas.
                                    

Piada de ARGENTINO

By: Léo López         A pedido de Felipe Alves
   Um Argentino chegou na Rodoviária em Porto Alegre e pediu uma informação: - Oye! Donde tiene un autocarro pra ir hasta la estación pra apanhar un comboyo para Caxias? - Aqui não chamamos autocarro, chamamos Ônibus. - OK. Entonces como apanho o Ônibus pra ir hasta la estación y apanhar o comboio? - Aqui não chamamos estación, chamamos ferroviária. - Muy bien. Entonces, onde tem o Ônibus pra ir até à ferroviária e apanhar o comboio? - Aqui não chamamos comboio, chamamos trem. - Caramba! Entonces, my hermano, como apanho o Ônibus pra ir a ferroviária para apanhar o trem??!!! - Aqui não dizemos apanhar, mas sim, pegar. - Muy bien, como pego o onibus pra ir à ferroviária para pegar o trem??!!! - Não precisa ir, é aqui mesmo... - Caramba! Hay que preguntar: Como é que ustedes llaman 'filho da pu*a' acá em Porto Alegre? - Não chamamos. Eles vêm da Argentina sem ninguém chamar...
                        

Problema amenizado

  By: Rovani Cantarelli - 301 
  Venho lhes recordar um desagradável problema ambiental, que estava ocorrendo em nossa escola, a presença de lixo (tocos de cigarros) em grande quantidade na área verde da escola. Hoje, observando a área percebi que o problema foi amenizado, pois a grama está conseguindo se desenvolver, o que antes não ocorria, e notei que a presença dos filtros de cigarro já não é mais tão preocupante.
   Acredito que a postagem feita anteriormente no blog, tenha ajudado na diminuição do problema e espero que o(a) responsável tenha se conscientizado e refletido sobre seus atos.
   Diante disso, espero que o problema seja totalmente resolvido, pois é importante manter nossa escola sempre organizada e não há justificativa para os filtros de cigarro estarem naquele local, visto que a escola disponibiliza várias lixeiras em locais estratégicos.


Obs: Podemos perceber, em relação a foto anterior, que a grama voltou a crescer e os filtros de cigarro encontram-se em menor quantidade.


                                                                                                  RC-2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Trotes telefônicos assustam estudantes!

By: Léo López
    Alguns alunos e professores da escola Érico Veríssimo, receberam ligações restritas, aquelas onde não aparece o número de quem ligou, o autor da ligação inventa calúnias e assusta as pessoas, o fato foi relatado por diversos alunos e professores, um aluno, o qual prefere não revelar sua indentidade, afirma que um indivíduo provavelmente do sexo masculino o agrediu verbalmente e provocou-o para uma briga, por motivos que não cabe a mim comentar.
   Outra vítima foi a professora Cíntia, que recebeu dois telefonemas, um deles o autor afirmou denominar-se Alemão da Grota, o mesmo diz ser gerente da tabacos marlboro, afirma vítima que tal pessoa falava com sotaque alemão, "Alemão da Grota" ofereceu cigarro à professora. No segundo telefonema o mesmo indivíduo afirmou fazer parte de uma agência de tele-sexo, ou seja, insultou a vítima.
   Outros fatos aconteceram semelhantes ao os já citados, porém seria repetição de minha parte comentar os mesmos.

Coisas que você precisa saber antes de morrer

- A biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construída, os engenheiros esqueceram de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações.

- O prédio do Pentágono, em Arlington, VA, tem duas vezes mais banheiros do que o necessário. Quando foi construído, em 1940, as leis segregacionistas do estado da Virgínia exigiam banheiros separados para os brancos e para os negros.

- O papa mais jovem tinha 11 anos.

- A Islândia consome mais Coca-Cola per capita do que qualquer outro pais..

- Eisenhower criou um sistema rodoviário interestadual que obriga que cada milha em cinco deva ser reta. Esses trechos retilíneos são utilizáveis como pistas aéreas em tempos de guerra ou em emergências.

- O transatlântico Rainha Elizabeth II avança apenas 4 cm para cada litro de diesel queimado.

- A urina do gato brilha com luz ultravioleta.

- A noz-moscada é extremamente venenosa se injetada na veia.

- em 10 minutos, um furacão libera mais energia do que todas as bombas nucleares existentes no mundo.

- O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

- O músculo mais potente do corpo é a língua.

- Há mais chance de morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.

- O orgasmo do porco dura 30 minutos.

- A pulga pula 350 vezes sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual a largura de um campo de futebol.

- Uma barata vive 9 dias sem a cabeça.

- O louva-a-deus não pode copular com sua cabeça presa ao corpo. A fêmea inicia o coito arrancando a cabeça do macho.

- Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

- Em 1995, um japonês recitou, de memória, os 42.000 primeiros dígitos do número Pi (p) (3,14159…) em 9 horas.

- Os russos atendem ao telefone dizendo “estou ouvindo”.

- 7% dos americanos acredita que Elvis esta vivo. 25% dos americanos acha que Sherlock Holmes existiu. 25% também acreditam em fantasmas, e 10% dizem ter visto um.

- A filha de Shakespeare era analfabeta.

- Um bilhão de segundos equivale a 31,7 anos.

- A Microsoft gasta mais atendendo ligações de usuários com problemas que produzindo seus programas.

- Os americanos gastam mais com comida de cachorro que com comida de bebê.

- Os olhos de um hamster podem cair se você pendurá-lo de cabeça pra baixo.

- O “quack” de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.


Pronto, agora você pode morrer em paz!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A viagem na integra

By: Leonardo Cardozo - 301
No dia 16 de outubro, as 3ª séries da Escola Érico Veríssimo, realizaram uma excursão para a cidade de Porto Alegre, onde visitaram vários locais da cidade, como  a Usina do Gasômetro, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, Barra Shopping Sul e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, a viagem foi comandada pelo nosso ilustríssimo professor de geografia Lucas Luiz Kegler.
Partindo da escola Érico Veríssimo, e depois de algumas horas de viagem nos deparamos em canoas para “tomar café”, no “Parada 22” (luxuoso restaurante), onde simplesmente “ganhamos um tiro” com o preço exorbitante dos produtos. Depois voltamos ao nosso trajeto educacional.
Ao chegarmos a Porto Alegre, simplesmente mostramos que somos do interior, a cada posto de gasolina Ipiranga, alguns alunos com senso de humor elevado gritavam, o mesmo quando passávamos por pontes, viadutos, prédios do governo e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No entanto, chegamos a Usina do Gasômetro, porém o ponto turístico, não supriu nossa expectativa.
Outro destaque da viagem foram as vacas colorida de uma exposição espalhada pela capital, localizadas na usina do gasômetro, shoppings, museus, galerias, parques, estádios, aeroportos, rodoviárias e estações de trem, o que encanta a população.
Já no museu de ciência e tecnologia da PUC-RS , o que atraiu a atenção de todos presentes logo na entrada foi uma jibóia de porte elevado. Após termos vistos os répteis, entramos na parte que não foi de pouco interesse, o aquário, lá vimos espécies de peixes que ate então nem sabíamos que existiam e também visualizamos alguns fósseis de peixes pré-históricos. Visitamos a área biológica, onde fizemos vários experimentos, quanto a área geográfica observamos como surgiu os planetas, participamos de uma simulação de terremoto, com 4 graus na escala Richter, verificamos o nosso “peso” na simulação da gravidade dos planetas do sistema solar, visitamos diversos habitat de animais, fizemos uma mini campeonato de vôlei virtual, que atraiu muitos curiosos.
Após sairmos do museu fomos ao famoso Barra Shopping Sul – situado entre o Guaíba e o Jockey Clube, visita essa que já foi comentada em postagem recente.
A última parada na capital foi no Aeroporto Salgado Filho, onde vimos a delegação do Cruzeiro, algo também já relatado em postagem anterior.
Na vinda, paramos no restaurante Casa Cheia, em Venâncio Aires e não poderia deixar de comentar a festa praticada pelos que sentaram no “fundo” do ônibus, os mesmos gastaram muita energia.

The End



por Bruna Leonardi Lima
Contagem Regressiva: 61 dias.

Isso mesmo! Faltam apenas 2 meses para a formatura das turmas 301,302 e 303 da escola.
Nos alegra saber que tudo deu certo, a formatura está chegando e isso é um presente para todos nós.E simultaneamente nos entristece saber que agora cada um seguirá seu caminho, cada um buscará por seus sonhos e muitas amizades serão esquecidas; mas fica a promessa de Reencontro, de relembrar todos os momentos bons.
Parabéns à todos e a partir de agora cada dia é uma vitória. =D

Turma 301 comemora chegada das camisetas

By: Rovani Cantarelli
   No presente dia, 18 de Outubro, foram apresentadas as camisetas da turma 301, que foram inspirada nas cores da seleção espanhola - vermelho e amarelo-. Agradeço a todos que se empenharam para fazer as camisetas, principalmente a Jaíne, que arrecadou o dinheiro e se responsabilizou pelas mesmas. Seguem as fotos abaixo:


Nem os dicionários escapam

   By: Rovani Cantarelli -301
  O vandalismo é uma maneira que certas pessoas usam para se expressar, porém é um grande problema para a sociedade, visto que, essas pessoas utilizam o patrimônio público para vandalizar. Vamos aos fatos: Durante uma aula de Língua Estrangeira, observo os dicionários e percebo que a maioria deles estão em más condições, alguns rasgados e outros riscados, sendo que alguns apresentam ambas características.
   Para mim, nada justifica o ato de vandalizar os dicionários, pois é um bem que pode ser utilizado por todos estudantes, isso é uma falta de ética e de respeito com o patrimônio público. Muitos criticam o fato de que não temos, muitas vezes, material de estudo de boa qualidade, mas por que deveriamos ter, se nem ao menos respeitamos o material que nos é fornecido?...
  O que mais me indigna é o fato de estar escrito nome de times nos dicionários, parece ser uma disputa entre gremistas e colorados.
  Diante disso, precisamos parar e refletir sobre nossos atos, e começar a preservar o que a escola nos disponibiliza, espero qua mudem suas atitudes e evitem vandalizar o patrimônio que a nós todos pertence.
                                                                                      RC-2010

domingo, 17 de outubro de 2010

Plantação de mamonas em área coberta

By: Ronai Savegnago - 301 -
  Indignação, é esse o maior sentimento que temos com a atual política brasileira, o que venho citar agora é mais um caso de desconsideração com a educação brasileira, vamos ao fato.
     A escola onde estudo, Érico Veríssimo, apesar de ser a única escola de ensino médio de Restinga Seca, não apresenta uma estrutura adequada para as aulas de educação física, no ano passado iniciou-se a construção do ginásio esportivo, mas o que vimos no momento é apenas um terreno baldio com cobertura. Segundo alguns moradores próximos do local, o lugar é usado como "lavoura de mamona", que no presente momento não estão sendo utilizadas para fim algum.
    Por fim, deixo uma idéia já discutida por alguns alunos da escola, segundo eles, deve-se vender as mamonas para a indústria de biodiesel e com o dinheiro da venda concluir a construção do nosso tão desejado ginásio. Sendo assim, esperamos mais boa vontade dos novos políticos, para que os alunos que ficarem na escola nos próximos anos possam desfrutar de um ginásio decente, já que a culpa dessa anarquia provocada por todos os governantes que passaram por aqui seja promovida de promessa para realidade.

                              No lugar de jovens praticando esportes, as mamonas dominam o terreno!




MegaZone

By: Rovani Cantarelli - 301  

   No dia 16 de Outubro, realizou-se a excursão dos terceiros anos para a cidade de Porto Alegre, nós, os alunos da escola Érico Veríssimo, visitamos o Barra Shopping Sul, no mesmo está instalado o MegaZone,o maior parque de diversões indoor da América Latina, o mesmo conta com cerca de 300 atrações, e inclusive um parque de boliche com 16 pistas automáticas.
   Entre as atrações visitadas, estava o MegaDisko – um disco voador com capacidade para 24 pessoas que sobe girando até uma altura de 16 metros. 


"Entrevistas aos jogadores Cruzeirenses"

By: Léo López
   Com certa dose de humor, venho comunicar a todos visitantes do blog, que durante viagem á Porto Alegre, capital do estado (é mesmo?), no dia 16 de outubro na saiada do aeroporto Salgado Filho, tivemos a grande felicidade de encontrar a delegação do Cruzeiro. Participantes de nossa viagem, "bateram retratos" (tiraram fotos) com alguns jogadores do clube mineiro.
   O reporter amador Leonardo Lopes, eu (ah vá), "entrevistou" o jogador Léo, ex-zagueiro grêmista, e fez o seguinte pedido: "Caso fizer algum gol, não comemore". O jogador cruzeirense prontamente concordou com o pedido. Outro jogador "entrevistado" foi Gilberto, que teve não poucas atuações pela seleção brasileira, veja o "grande dialago":
Entrevistador - Gilberto você já teve passagem pelo Grêmio?  (bem informado o reporter)
Gilberto - Aham
Entrevistador - E se fizer gol vai comemorar?
Gilberto - Não!
   O jogador Gilberto tirou fotos com fãs, as mesmas imagens foram feitas pelo cinegrafista amador Leonardo Lopes!

Porto Alegre "cidade limpa"

By: Léo López
   No dia 16 de outubro, os terceiros anos da escola Érico Veríssimo, foram privilegiados com uma viagem de conhecimento à cidade de Porto Alegre. Durante a viagem presenciamos um ambientalismo de não boa qualidade, onde esgotos domiciliares e lixo, são largados em um corrego localizado em ruas movimentadas. Esse ato nagativo deve ser exemplo a não ser seguido pela cidade onde vivemos.
   Nas ruas próximas deste local indesejado, há um odor indescritível, o intrigante é que a capital de nosso estado pretende sediar a copa do mundo de futebol de 2014, porém, terá sem dúvida que melhorar muito para que isso concretize-se, a cidade não deverá ter apenas colaboração do estado, mas também da população, que os mesmos fazem o local virar um verdadeiro "lixão". Segue a imagem abaixo:
É importante salientar que há uma vasta extensão semelhante ao da foto acima!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A dupla GRENAL e as expectativas para o restante do ano!

By: Felipe Alves - 302
     Bom, estamos nos aproximando do final do ano (ah vá), e a dupla grenal ainda têm objetivos a serem alcançados. No lado colorado, após a derrota para o Santos, jogo atrasado, o Inter já classificado para a libertadores 2011, definitivamente deixou de lado o sonho de reconquistar o campeonato brasileiro, para focar-se somente na preparação para o mundial interclubes em dezembro.
     Já no lado tricolor, após uma sequência de bons resultados sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio viu o sonho de participar da Taça Libertadores 2011, tornar-se possível, é claro que ainda falta muito para chegar ao G3, mas nada que seja impossível a equipe gremista.
     Mas claro, não é porque o Inter desistiu de lutar pelo brasileiro que dará vida fácil ao seu rival no GreNal do dia 25 de outubro, ao contrário, irá com tudo para tentar estragar a festa gremista. Já o Grêmio vê o GreNal como o jogo do ano, pois a suposta vitória no clássico, dependendo de resultados parciais, já pode colocá-lo a uma posição da zona classificatória, o que seria uma façanha do tricolor, depois de habitar neste mesmo campeonato a zona maldita do rebaixamento.

Diferenças: um desafio a ser superado

 By: Rovani Cantarelli 
 Redação de minha autoria que atente à proposta ENEM 2007 - "O desafio de se conviver com a diferença" é um tema atual, que gera grande polêmica e proprociona a reflexão do leitor, a respeito do assunto.
                                                       Diferenças: um desafio a ser superado
  Desde o surgimento da sociedade humana, convivemos com as mais diversas diferenças, -culturais, religiosas, étnicas e econômicas- que, por sua vez, provocam um certo preconceito e uma desigualdade entre as pessoas.
   Conviver com essas diferenças não é uma tarefa fácil, mas sim, um grande desafio para o homem contemporâneo, pois estamos inseridos em uma sociedade preconceituosa, na qual certas diferenças não são aceitas pela mesma. Na história brasileira um exemplo clássico da dificuldade da convivência é a discriminação racial, a qual o negro foi submetido durante o período da escravidão no Brasil.
  Superar essas desigualdades pode ser uma tarefa árdua, mas certamente, não é impossível. O ser humano deveria aceitar as diferenças, pois é inevitável conviver com elas.
  Diante disso, fica evidente que o homem possui certa dificuldade para conviver com as diferenças, problemas que poderá ser amenizado a medida em que o ser humano aprender a aceitar essas desigualdades.

                                                                                 RC-2010

As melhores frases dos piores estudantes

 By: Rovani Cantarelli - 301 
  Em primeira mão, lhes apresento as "classicas perolas do ENEM" de 2009. Pérolas que demonstram o desprepararo de alguns estudantes brasileiros, o que pode ser percebido, pelas imensuráveis frases -algumas tão banais e inacreditáveis- escritas pelos mesmos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Não poderia deixar de citar que tivemos uma pérola da organização da prova, que foi cacelada e adiada, devido a denúncias de fraude e venda de gabaritos.
  Postarei aqui, algumas das melhores frases dos piores estudantes do ENEM 2009 :


1) “Falta políticos honestos e humanistas.”
2) “O Senado, habitat dos políticos, está corrupto.”
3) “O brasileiro é um ser fundamental para a nação brasileira.”
4) “Nosso país é desértico de ética.”
5) “A ética precisa ser adquirida e consumida.”
6) “Eu acho que vieram os extraterrestres e abduziram a ética nacional.!”
7) “Juntos unidos de mãos dadas faremos um país mais honesto.”
8.) “É vergonhoso ver o dinheiro enfiado em certas partes dos senadores.”
9) “O problema é a conjuntiva corrupta.”
10) “Os políticos são pessoas agravantes.”
11) “Os políticos estão cada dia mais imaculando a imagem do país.”
12) “A cidadania brasileira não aguenta mais tanta corrupção.”
13) “Eles fazem conlunhos e conxavos enganjados em roubar.”
14) “Eles roubão e negão o que estam fazendo.”
15) “Temos que construir uma nação cujo seja honesta e sua ética imortalizada.”
16) “Nós brasileiro temos que ter nossas opinações.”
17) “Temos que aclamar nossos direitos frente à corrupção.”
18) “Ocorrem-se casos em que a pessoa volta-se para o consumismo e o ironismo.”
19) “Não adianta da moral psicológica pros políticos que eles não saber o que isso significa.”
20) “A compostura corrupta toma conta de nosso país.”
21) “Os políticos vai e fica sempre roubando.”
22) “Por medo de represalha todos perdem o interece pela corrupição.”
23) “Eles penca só emciproprio.”
24) “O povo quer coisas simples, sem muita luxúria.”
25) “Todos tem que ser julgados pelos crimes acometidos.”
26) “A justiça não deveria absorver os corruptos.”
27) “O Brasil é o país das fraldes e faucatruas.”
28) “O Brasil vive uma falta de desonestidade.”
29) “Só políticos ingoistas e inganadores.”
30) “O anti-etismo é normal.”
31) “Eles tinham que propunhar leis.”
32) “O brasileiro tira o dinheiro do seu próprio bolso para pagar os impostos”
33) “Colocam o dinheiro desviado no seu próprio bolso”
34) “Existe um desinteresse populacional por causa da desobservância da ética da corrupção”
35) “Os corruptos desonestos…”
36) “O que mais falta no Brasil é a falta de ética.”
37) “A corrupção tinha que ter uma pena mais vitoriosa.”
38) “Um problema é a corrupção na qual apostamos todas nossas fichas.”
39) “Políticos que degrinem a imagem do país.”
40) “É hora dos brasileiros se revolucionarem.”
41) “Temos que fazer revigorar a lei que diz que quem roba tem que pagar para o robado.”
42) “Somos obrigados a viver de forma fantasiada”
43) “Vivemos em um país de corrupção e impunição.”
44) “A corrupção no Brasil começou com o tráfego negreiro.”
45) “Temos que acabar com a passionalidade e nos mexer-mos.”
46) “Como vimos na operação Seteagrarra,,”,
47) “Eles roubam as pessoas inadequadas”
48) “Então eles cometem atos flatulentos”
49) “Esquemas fraudulosos…”
50) “Os caras não ta nem ai…”
                                                                          RC-2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mineiros sairam da escuridão!!!

By: Léo López
   Muitas vezes me pergunto: Como será que os 33 homens presos a 620 metro abaixo da terra suportaram praticamente 70 dias no mesmo local? Garra, determinação provavelmente foram fundamentais. Mas penso que a grande motivação foi saber que "acima da terra" haviam pessoas anciosas por ver eles e vice-versa, em geral essas pessoas eram famílias daqueles homens, que viviam a agonia de rever os mineiros.
   Geralmente ficamos preocupados com alguns acontecimento remotos que acontecem com cada um de "nós", porém ocorrem grandes acontecimentos, assim como este dos 33 mineiros que presenciamos, o que eles passaram mostra que há situações adversas muito maiores do que aquelas que acontecem diariamente com "nós" as quais fazemos um grande alarde.

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria



Por Bruna Leonardi Lima-302

Pessoal, estão abertas as inscrições para a prova do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). As Inscrições vão até dia 22 de outubro e podem ser feitas pelo site: http://www.ufsm.br/ctism/copes .
Cursos oferecidos: 
Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Automação Industrial (EaD).

É uma boa opção,além do vestibular, para quem está concluindo o ensino médio e não pretende pôr fim aos estudos, vale conferir!

Turma 301 representou a escola durante a OBMEP 2010

By: Rovani Cantarelli-301

  Parabenizo os alunos Henrique Venturini e Ronai Savegnago, ambos da turma 301, pelo excelente desempenho obtido na primeira fase da Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas,a OBMEP, deste ano, a qual garantiram vaga para disputar a fase seguinte. Os dois alunos representaram nossa escola, Érico Veríssmo, na segunda fase, que foi realizada na escola Francisco Giuliani, de Restinga Sêca.
      
Ronai Savegnago e Henrique Venturini
      Ademais, espero que ambos tenham feito um bom desempenho na segunda fase, e que possam, talvez, ganhar alguma premiação, como medalha ou mensão honrosa. Aguardamos ansiosos os resultados, que, provalmente, serão divulgados ao final do ano.









                                                                                                RC-2010

Agradecimento ao leitor

   Aqui estou, para agradecer o leitor pelas tantas visitas que tivemos até agora, certamente, muito mais do que o esperado, estamos com uma média de100 visitas diárias, agradeço a todos os comentários que nos foram feitos e aos parceiros do blog, que nos mandam sujestões para postagens.
  Ademais, recebemos também várias criticas não construtivas, muitas vindas de colegas, mas espero que estas pessoas mudem sua opinião, pois a ignorância humana é uma atitude banal, que, muitas vezes, acaba por prejudicar outras pessoas.
  Estamos recebendo sujestões, e se alguém se interessar em fazer alguma postagem, pode nos procurar, na escola ou por e-mail, que, com certeza, sua sujestão ou postagem será bem-vinda e publicada em nosos blog.
 
    Um abraço e um muito obrigado a todos, que estão nos ajudando a construir esse blog.
                                                                                         RC-2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ambientalismo ZERO

By: Léo López
   Venho fazer esta postagem com o objetivo de denunciar um acontecimento desagradável, presenciado em nossa escola, Érico Veríssimo. Nós, alunos, percebemos que em uma área verde da escola está ocorrendo "vandalismo", isto mesmo VANDALISMO, pessoa(s) fumante(s) largam os famosos "tocos de cigarro" em lugar impróprio, sendo que temos disponíveis várias lixeiras dentro da área da escola, porém certa(s) pessoas estão deixando essses resíduos próximo ao portão secundário da escola, local conhecido como "fumódromo". O chão nessa área esta parcialmete coberto por cigarros, o que prejudica o crescimento da grama e a boa imagem da escola.
   Alguns alunos revoltados com a situação colocaram uma placa de "proibido fumar", porém essa placa foi removida, provavelmente, pelo(a) infrator(a). Peço a ajuda de todos, para acabar com essa situação, que certamente, provoca uma certa revolta dos alunos, pois é uma grande demonstração da falta de ética, e da ausência de preocupação com as causas ambientais, pois o filtro de cigarro leva de 3 a 5 anos para se demcompor.
   OBS: PERCEBE-SE QUE A GRAMA TEM DIFICULDADE PARA CRESCER, NA VERDADE A MESMA ESTA REGREDINDO!
Imagem da Área atingida:
Vemos pedaços de cigarro na parte esquerda da imagem, uma pequena amostra do problema!

Egoísmo x Miséria

By: Léo López  
   Estou postando este texto pelo fato desagradável, que é ver a desigualdade brasileira, caracterizada por um grande abismo social entre ricos e pobres. Onde algumas pessoas que têm condições financeiras relativamente boa, acabam reclamando de coisas quase insignificantes (egoístas), em contrapartida há os que não reclamam do que tem e ainda existem os que não tem quase nada (cidadãos que vivem abaixo da linha da pobreza), e nem por isso agem de maneira revoltosa.
   Os egoístas reclamam por coisas banais, inclusive da comida que sua família oferece, em quanto alguns "miseráveis" nem se quer tem algo para comer. Outro clássico exemplo, não muito distante de nós, é os que reclamam da roupa ou do tênis que ganharam, pois não é de marca, enquanto há alguns que nem mesmo tem o que calçar.
   Existem imensuráveis formas de egoísmo, palavra essa que define a pessoa individualista, que se procupa somente na propriedade pessoal, sem dar uma olhadinha para o lado e perceber o "mundão" a sua volta.
   O pior de tudo é que convivemos com esse tipo de pessoas,e, não raramente, são colegas de aula, os quais dizem nunca ser culpados do que fazem, e ainda sentem-se injustiçados quando alguem os chama a atenção, com a clássica frase: "Mas tudo o que acontece aqui é nossa culpa."  Egoístas mudem de frase pois essa já está ultrapassada!
                      

Que país é esse?

By: Rovani Cantarelli - 301
  Descontente com o cenário político brasileiro, criei este texto, não só para criticar, mas para refletir sobre a falta de ética do povo brasileiro em geral.

...Agora, cada vez mais escândalos, nesse contubardo cenário político, marcado pela corrupção e pela falta de ética de nossos representantes no poder.
  A posição do brasileiro frente à ética tem mudado com o passar do tempo, desvios de verba pública e atitudes desonestas são presenciados constantemente. Realidade que provoca certa revolta da população, mas será que realmente temos moral para julgar nossos representantes?
  Ademais, esquecemos de reparar a nós mesmos, nossas atitudes, e não percebemos que muitas vezes cometemos delitos semelhantes aos de nossos políticos, não tendo assim, moral para julgar os mesmos.
  Emfim, percebe-se que o cidadão honesto está desaparecendo e a falta de valores éticos está tomando conta, não só da política, mas também da população em geral. Espero que futuramente essa realidade seja totalmente diferente, para podermos viver em um país justo e politicamente correto.
                                                                                                  RC-2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vagas no ensino superior em Santa Maria.




By: Rovani Cantarelli

   Encerrada as inscrições na UFSM, mas ainda restam outras opções para o ensino superior na região de Santa Maria. Um total de 2.255 vagas será oferecido por seis instituições particulares.


  
  UNIFRA: A instituição oferece 1.360 vagas, distribuídas em mais de 30 cursos de graduação em 4 área. As inscrições vão de 1º a 26 de novembro.  Mais informações no site: unifra.br/vestibular .

 FAPAS: A instituição oferece 180 vagas, distribuídas em 4 cursos - Direito, Filosofia, Administração e Teologia-. As inscrições vão de 8 de novembro a 6 de dezembro. Mais informações no site: fapas.edu.br .

ULBRA: A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) disponibiliza 8 cursos na cidade de Santa Maria. Ainda não foi anunciado a quantidade de vagas e o periodo das inscrições, que segundo a instituição serão divulgados na proxima semana.

FAMES: A faculdade disponibiliza 7 cursos, com um total de 355 vagas. As inscrições poderão ser feitas no periodo de 20 de outubro a 24 de novembro. Mais informações no site: metodistadosul.edu.br/vestibular .

FISMA: A instituição oferece 260 vagas, divididas em 3 cursos. O periodo de inscrições ainda não foi definido, mas segundo a faculdade as incrições abrirão em no mês de novembro. Mais informações no site: http://www.fisma.com.br/ .

FADISMA:A Faculdade de Direito de Santa Maria oferece 100 vagas para o curso de Direito. As inscrições vão de 29 de outubro a 26 de novembro. Mais informações no site: www.fadisma.com.br/ .

                                               Fonte: Diário de Santa Maria/06 de Outubro de 2010.
                                                                                       
                                                                                                                        RC-2010

Drogas ou vida; Você quem escolhe!

By: Léo López
   A maioria das pessoas ouvem constantemente na TV ou em qualquer outro meio de comunicação, que as drogas MATAM. Mesmo com essas advertências, o numero de usuários é relativamente grande. Falta de aviso não é o motivo que leva essas pessoas a esse mundo escuro, que mais tarde tornará quem sabe-na maioria das vezes sim- a sua morte encomendada. Então quais serão os motivos que levam uma pessoa a entrar no mundo das drogas? Há quem diga que pode ser a depressão. Outros afirmam que pode ser que a pessoa querem mais ânimo ou algo assim. Mas penso que deve ser a falta de LIMITE familiar, digo isso pelo fato de ser criado com limites para uma porção de coisas e sempre fui advertido que as drogas são assustadoras.Não cabe a mim continuar falando nos motivo que faz com que "algumas" pessoas usem drogas.
   Porém sei que há diversos tipos de DROGAS, palavra essa que caracteriza os tipos de substâncias que levam a dependência química, cada droga pode dar mais ou menos tempo de vida para o indivíduo, mas sabe-se que todas são prejudiciais à saúde.As drogas são prejudiciais também ao comportamento da pessoa quem a usa, para saber isso basta olhar alguns minutos de noticiário duarante o dia, para ouvir mães ou familiares de usuários dizendo que o comportamento do dependente químico ficou mais agressivo após a utilização das drogas.
   Drogas o mal do século, não entre nessa!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Piada: "No psiquiatra"

By: Léo López
O sujeito desabafa no psiquiatra:
- Ai, doutor... Eu tô ficando louco! Minha mulher é loira, tem 1,70 de altura, olhos verdes, seios fantásticos... Uma delícia!

- Até aí não vejo problema nenhum! - diagnostica o psiquiatra.

- Calma, doutor, deixe-me terminar. Ela tá me deixando maluco porque, todas as noites, vai ao bar do Pedro e dá o maior mole pra todos os homens! Vai pra cama com o primeiro homem que fala com ela! Eu não tô aguentando isso, doutor! O que eu faço?

- Relaxe! - Aconselha ele - Respire fundo...

O Homem inspira e expira lentamente, uma, duas, três vezes...

- Está se sentindo melhor?

- Sim, doutor.

- Então agora me responda: ONDE FICA EXATAMENTE ESTE TAL "BAR DO PEDRO?

Aos interessados em postar no blog!

By: Léo López - 301
     Você, que está curtindo esse humilde blog, e tem interesse em fazer alguma postagem, poderá fazer contato comigo pelo msn (leonardobernardeslopes@hotmail.com), o contato também poderá ser feito com o Rovani-301 (cantarelli94@msn.com). Sua participação é de fundamental importância para o blog. Damos preferência para textos relacionados à escola Érico Veríssimo!   
      Agradecemos sua visita!

domingo, 10 de outubro de 2010

" O que é bom sempre tem um final..."

By: Rovani Cantarelli
   "...tudo tem começo, se começa um dia acaba (...)" Como ja afirma Dinho Ouro Preto, - Vocalista do Capital Inicial- tudo tem um final.O Fim está proximo, nos restam poucos dias de aula, motivo de tristeza para alguns e de alegria para outros. Espero que nesta reta final os dias sejam os melhores, pois, talvez, serão as últimas manhãs em que estaremos todos juntos, reúnidos em uma sala de aula.
  Posso afirmar que este está sendo o meu melhor ano no ensino médio, e que certamente vou guardar vocês- colegas, amigos e professores- para sempre "in my mind".
   Desejo a todos muita sorte nessa reta final, para que possam concluir o ensino, e aprovarem no vestibular, que é, certamente, o objetivo da maioria. Deixo um abraço especial para todos e boa sorte para nós - vestibulandos e estudantes- neste final de ano letivo.
                                                                                                         RC-2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Dicas para o vestibulando...

By:Rovani Cantarelli-301  
   Navengando pela internet, encontro um site com várias dicas para o vestibulando e resolvi postar no blog, pois talvez poderá ajudá-lo, nesta dificil etapa que é o vestibular.

DICAS:
  • Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.
  • Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.
  • Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.
  • Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.
  • Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.
  • Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.
  • Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.
  • Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.
  • Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.
  •  Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.
  • Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões. 
                   Fonte: http://suapesquisa.com.br/educacaoesportes/dicas_vestibular.htm
                                                                                                  RC-2010

"Chama o Aurélio"


By: Rovani Cantarelli 
Este texto foi trabalhado em uma aula de Língua Portuguesa, é um texto que nos mostra o quanto é importante escrevermos de maneira clara e culta, evitando uma linguagem muito rebuscada e de dificil entendimento, alguns ja devem conhecer o texto, mas quem não conhece, acho que seria interessante ler, pois ao mesmo tempo que ele nos diverte, podemos aprender um pouco com ele.

                                 Chama o "Aurélio"
    "Certos casos da política, de tão inacreditáveis, acabam virando parte do anedotário. Ou vice-versa: algumas piadas traduzem tão bem determinadas características da cultura política que assumem ares de verdade.
    Em uma das hipóteses se encaixa a correspondência trocada cerca de 20 anos atrás, entre o prefeito de Bom Sucesso (MG) e o então secretário estadual do Interior, Ovídeo de Abreu. Conta o deputado Elias Murad (PSDB-MG) que Abreu sempre gostou de falar difícil. Numa certa ocasião, o secretário recebeu a informação de que Bom Sucesso (MG) sofreria um tremor de terra capaz de quebrar copos e trincar pratos. Preocupado expediu rapidamente um telegrama ao prefeito: "Movimento sísmico previsto essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar providências logísticas cabíveis".
   O secretário esperou ansiosamente pela resposta. Quatro dias depois chegava o telegrama do prefeito: "Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade"".
(Folha de São Paulo, Novembro/ 1992)

                                                                                                RC-2010

Sirvam nossas façanhas...

 By: Rovani Cantarelli
"Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra..."
   Quem não se lembra da turma 301, cantando diariamente o hino do Estado do Rio Grande do Sul?. Todo dia após o intervalo "La máfia do terceirão", se reunia no corredor do segundo piso, proximo aos banheiros, para cantar - muitas vezes gritar - o nosso hino, para celebrar a semana farroupilha.
   Em todo esse tempo de estudo, nunca havia presenciado algo desse tipo, com certeza, este fato vai ficar guardado em minha memória por muito tempo, portanto quero agradecer aos amigos que participaram e celebraram a semana farroupilha conosco. Um Grande abraço para todos, 301 ETERNA "La máfia"
                                                                                    RC-2010

Brasil x Zimbábue / 02/06/2010

     By: Rovani Cantarelli - 301
Amigos e colegas, venho lhes recordar de um fato que com certeza ficou marcado na memória de muitos, o dia em que matamos aula para assistir ao amistoso da seleção brasileira contra a "poderosa" seleção do Zimbábue, um grande clássico do futebol internacional. Fato que quase nos custou a viagem de final de ano e a perda do direito de assistir ao jogo mais importante da primeira faze da Copa do Mundo para o Brasil (Brasil x Portugal), mas nos deu a prova de que nossa turma(301) é extremamente unida, pois nesse dia todos os alunos mataram a aula, inclusive de outras turmas, para assistir o amistoso.
   Afirmo, com toda certeza, que valeu a pena matar a aula, pois fomos presenteados com vários gols da nossa seleção, 3 para ser mais exato, assumimos as consequências e graças ao nosso grande professor Lucas, que nos defendeu durante o conselho, conseguimos recuperar o direito de assistir ao jogo Brasil x Portugal.
                                                       RC-2010

Professor Lucas Luiz - Geografia (escola Érico Veríssimo)

By: Léo López - 301
      "Ele é o cara", essa frase ja foi muito falada e consequentemente muito escutada, quando o assunto é o nosso grande amigo e professor Lucas Luiz, que ministra aula de geografia na escola Érico Veríssimo. Citarei alguns aspectos que torna essa "figura" muito popular e adorada por alunos e colegas de profissão.
       Grande parte dos de nós, alunos, tem uma grande afinidade com o professor, pois o Lucas é daqueles professores que preocupa-se com o rendimento dos alunos e a vida extra-classe dos mesmos, assim, tornando-se amigo de muitos. Outra qualidade é o método de ensino "do cara", com suas claras explicações, e ao contrario de outros professores, ele não é de ficar passando grande quantidade de matéria no quadro, tornando sem dúvida suas aulas mais atrativas e RESPEITADAS (não é crítica aos outros professores já que cada um tem sua maneira de ministrar a aula). Não poderia deixar de citar que o respeitamos e o admiramos, pelo fato de levar na "esportiva" nossas brincadeiras, enquanto outros professores gritam e esbravejam. Escrevo-lhes uma amostra de esportividade do professor:
Professor Lucas - Por que ocorra esse fenômeno?
Leonardo Lopes (eu)- É por que forças malignas atuam sobre esse fenômeno.
Turma e Professor- Risos

Ou essa:
Professor Lucas- O que deve ser feito para melhorar o comportamento da turma?
Leonardo Lopes- eu acho que a única forma é exorcizar todos os alunos e professores.
Turma e Professor- Risos
 "O Lucas é de mais"     Comente sobre este post logo abaixo (Não precisa estar logado no blogspot e nem nada)               ABRAÇOS!

Tiririca, "O fiu do Braziu"

By: Rovani Cantarelli - 301 

    "Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição..." Como ja dizia Renato Russo, estamos presenciando um momento conturbado no cenário da política nacional. Fato que descontenta o povo, que acaba por transformar seu voto em forma de protesto.
    A eleição do candidato Tiririca, no estado de São Paulo é um exemplo da revolta do povo brasileiro em relação a política, o canditado teve numero recorde de votos - cerca de 1,3 milhão - o que foi uma grande surpresa para grande parte da população. Em meio a esse clima de tensão, o candidato pode se tornar inelegível, devido ao fato de que o mesmo pode ser analfabeto- o que deverá ou não ser comprovado nos proximos dias.
  A eleição de um "palhaço" para o cargo de deputado federal é deprimente, e com certeza, mancha a reputação brasileira no cenário internacional, pois o fato ja foi tema de matérias em importantes jornais internacionais - como o Washington Post (EUA) e o Financial Times (Inglaterra).
    Creio que isso seja um reflexo da desilusão com escândalos políticos e espero que essa realidade mude futuramente, para podermos nos orgulhar dos nossos governantes e, talvez, recuperar a confiança que deveriamos ter com eles.
 

                                                                                                RC-2010